Meio ambiente

Manchas de petróleo: ministro do Meio Ambiente vistoria litoral Norte

Visita ocorreu nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 16/10/2019 16h04
Manchas de petróleo: ministro do Meio Ambiente vistoria litoral Norte
Ministro Ricardo Salles (camisa verde clara) visita Japaratinga - Foto: Cortesia

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou por volta das 15h45 da tarde na cidade de Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas, para monitorar as manchas de petróleo que estão invadindo as praias do Nordeste brasileiro. Salles veio acompanhado do vice-governador Luciano Barbosa e de outras autoridades.

Japaratinga é um dos municípios que mais foram atingidos pelo desastre ambiental que vem invadindo as praias nordestinas nos últimos dias. A quantidade do óleo cru que chegou às praias japaratinguense é impressionante.

O ministro desembarcou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, por volta das 14h. Ele veio visitar o litoral alagoano na tarde desta quarta-feira (16) para monitorar as manchas de petróleo que têm atingido toda a costa nordestina desde o início do mês de setembro.

Pelo período da manhã, Salles esteve coordenando ações de identificação, recolhimento e destinação do óleo na Bahia com o IBAMA, ANP, Marinha e Defesa Civil. Também participam da visita a litoral Norte o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, e representantes do Instituto do Meio Ambiente.

As manchas de petróleo cru invadiram as famosas praias de Pontal do Boqueirão e Barreiras do Boqueirão no fim da tarde desta terça-feira (15). Nesta quarta-feira o óleo também invadiu Boqueirão, Bitingui e Japaratinga.

Na segunda-feira (14) o petróleo também invadiu praias da famosa Rota Ecológica de Alagoas, que compreende os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. As manchas também atingiram as praias da cidade da Barra de Santo Antônio.

Confira aqui um vídeo: