Meio ambiente

Prefeitura de Maragogi atesta que praias não foram afetadas por manchas

Substância já chegou à Rota Ecológica

Por Maurício Silva 15/10/2019 14h02
Prefeitura de Maragogi atesta que praias não foram afetadas por manchas
Prefeitura de Maragogi atesta que praias não foram afetadas por manchas - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está monitorando as nove praias da cidade durante 24 horas por dia durante esse período em que manchas de petróleo invadiram o litoral dos nove Estados do Nordeste nos últimos dias. Nesta terça-feira (15) mais uma vistoria foi feita e os dejetos não foram encontrados.

Maragogi conta 22 km de litoral sendo as nove praias famosas em todo mundo, são elas: São Bento, Camacho, Maragogi, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Praia da Bruna, Ponta de Mangue e Peroba. Um Gabinete de Crise foi montado para monitorar as nove localidades turísticas.

As manchas invadiram nesta segunda-feira (14) a famosa Rota Ecológica que abrange os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. As prefeituras das respectivas prefeituras estão fazendo limpezas no litoral e as manchas foram retiradas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi divulgou um relatório de vistoria informando promoveu mais uma ampla vistoria em todo o litoral maragogiense. O governo municipal informou também que está utilizando embarcação, vistorias terrestre e usando drones e foi comprovado que até esta terça-feira (15) o material não foi encontrado, inclusive no lado oposto aos arrecifes de coral.

Confira a nota na íntegra:

Relatório de Vistoria

Local: Orla marítima do Município de Maragogi.

Diante das informações amplamente divulgadas na imprensa e relatos de pessoas, dando ciência do surgimento de novas manchas de óleo no litoral Norte de Alagoas, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi promoveu uma ampla vistoria em toda a extensão do litoral, desde São Bento até Peroba, divisa com o Estado de Pernambuco, a fim de checar a presença da substância que vem há mais de mês poluindo toda a zona costeira do Nordeste.

Desta forma, utilizando embarcação, bem como por via terrestre e com o uso de drone, foi possível verificar in loco a inexistência do material, inclusive no lado oposto aos arrecifes de coral, em direção ao alto mar não foi constatada qualquer mancha do produto, mesmo em pequena quantidade.

Inobstante tal fato, a equipe de monitoramento e o Gabinete de Crise permanecerão em alerta máximo, no sentido de acompanhar diuturnamente a presença ou não do hidrocarboneto, provavelmente petróleo cru, sabidamente com elevado potencial poluidor, especialmente à fauna e flora marinhas, bem como prejudicar substancialmente o desenvolvimento da atividade turística nos locais inúmeros em que tem surgido.

Maragogi, 15 de outubro de 2019.

José Gabriel Mendes de Vasconcelos Ferreira

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos