Meio ambiente

[Vídeo] Manchas de óleo chegam à Barra de Santo Antônio

Ibama monitora as praias do município

Por Maurício Silva 14/10/2019 11h11
[Vídeo] Manchas de óleo chegam à Barra de Santo Antônio
Manchas de óleo chegam à Barra de Santo Antônio - Foto: Anna Sales

As manchas de petróleo cru que tem aparecido em todo o litoral nordestino atingiram mais uma praia alagoana. Dessa vez, o material escuro foi encontrado em uma praia da Barra de Santo Antônio, no litoral Norte de Alagoas. O Ibama enviou uma equipe nesta segunda-feira (14) em um helicóptero para monitorar o local.

As manchas apareceram na famosa Praia de Tabuba, uma das mais badaladas do litoral Norte. No sábado (12) as manchas também apareceram na praia da Barra de São Miguel, no litoral Sul. O petróleo já atingiu todos os Estados do Nordeste.

A Prefeitura da Barra de Santo Antônio já está cobrando providências urgentes das autoridades para sanar o problema e apontar os responsáveis pelos danos ambientais. Em paralelo, o governo municipal está fazendo limpeza permanente nas praias do município litorâneo.

Banhistas afirmam que as manchas começaram a surgir em Tabuba já no sábado (12). Ao todo, 139 áreas do litoral nordestino foram atingidas por resíduos. A Petrobras trabalha com três hipóteses: navio afundado; acidente em passagem de óleo; e despejo criminoso.

Confira a nota da Prefeitura da Barra de Santo Antônio:

Nota:

O desastre ambiental de óleo no mar em vários estados do Nordeste, infelizmente chegou à Barra de Santo Antônio. Esperamos providências urgentes das autoridades para sanar o dano e apontar os responsáveis, mas paralelo a isso faremos nossa parte na limpeza permanente das praias, apoiando o estado e outros municípios no enfrentamento ao problema. Já determinei prioridade absoluta para essa demanda e vamos buscar todas as informações necessárias na defesa do meio ambiente da nossa cidade.

Emanuella Moura

Prefeita de Barra de Santo Antônio

Veja aqui um vídeo do local: