Violência

Rio registrou 20 crianças baleadas somente neste ano; cinco morreram

No mesmo período do ano passado, o número de crianças baleadas foi um pouco maior:

Por Estadão Conteúdo 12/10/2019 16h04
Rio registrou 20 crianças baleadas somente neste ano; cinco morreram
Perícia conclui que será impossível identificar arma que matou Ágatha - Foto: Reprodução

Um levantamento da plataforma Fogo Cruzado apontou que, neste ano, 20 crianças com até 12 anos foram baleadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Dessas, 11 foram atingidas durante operações policiais. Cinco acabaram morrendo.

No mesmo período do ano passado, o número de crianças baleadas foi um pouco maior: 21. O total de óbitos, porém, ficou abaixo do registrado este ano, contabilizando três.

Segundo os números divulgados neste sábado (12), data em que se comemora o Dia da Criança, 14 foram atingidas por balas perdidas em 2019. Quatro delas foram baleadas dentro de casa e outras duas quando iam ou voltavam da escola.

O Rio de Janeiro foi o município da região metropolitana com o maior número de vítimas (14), seguido por São Gonçalo (2), Maricá, Magé, Itaboraí e Duque de Caxias, com um caso cada.

Um dos casos com maior repercussão neste ano foi o assassinato da menina Ágatha Felix, de 8 anos, morta dentro de uma Kombi, após ser atingida por um disparo de fuzil durante ação da Polícia Militar do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão.