Brasil

Procurador citou Janot depois de tentar matar juíza em São Paulo

Informações foram confirmadas pelo site ConJur que divulgou detalhes do ataque sofrido pela juíza Louise Filgueiras

Por R7 04/10/2019 10h10
Procurador citou Janot depois de tentar matar juíza em São Paulo
Juíza Louise Vilela Leite Filgueiras estava cobrindo férias - Foto: Reprodução

Pouco depois de ser imobilizado nesta quinta-feira (3), o procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção, afirmou que deveria ter entrado armado no tribunal, “para fazer o que Janot deixou de fazer”. Ele foi preso depois de tentar matar uma juíza do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

As informações foram confirmadas pelo site jurídico ConJur que divulgou detalhes do ataque sofrido pela juíza Louise Filgueiras, convocada para substituir o desembargador Paulo Fontes, em férias. Ela levou uma facada no pescoço, mas o ferimento foi leve e a magistrada passa bem.

Testemunhas que estavam no local no momento do ataque afirmaram que o procurador parecia em estado de surto e intercalava frases sem sentido como "acabar com a corrupção no Brasil".

Movimentação dentro do prédio

Segundo o Conjur, antes de se descontrolar totalmente, o procurador havia feito um despacho com a desembargadora Cecilia Marcondes. Testemunhas afirmam que neste momento Assunção já se mostrava bastante alterado. Na sequência, o procurado foi ao gabinete do desembargador Fábio Prieto, no 22º andar do prédio. Ele presidia uma sessão de julgamento e não estava no gabinete no momento.

Assunção, então, desceu as escadas e invadiu a sala que fica imediatamente abaixo, onde estava a juíza Filgueiras. Ela trabalhava em sua mesa e foi surpreendida pela invasão do procurador, mas conseguiu se afastar dele.
Ele tentou jogar uma jarra de vidro na direção da magistrada, mas errou. Ainda segundo o site, o barulho da jarra quebrando foi o que chamou a atenção dos assessores.

O procurador foi imobilizado pelas pessoas que estavam dentro do gabinete durante a ação. Ele foi preso em flagrante.