Política

Previdência: ‘A proposta é injusta e pune os trabalhadores mais pobres’, diz Renan

Senador votou contrário ao texto-base da reforma previdenciária

Por Maurício Silva 02/10/2019 11h11
Previdência: ‘A proposta é injusta e pune os trabalhadores mais pobres’, diz Renan
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) durante pronunciamento no Senado - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) votou contrário ao texto-base da proposta da reforma da Previdência na noite desta terça-feira (01), no Senado, em Brasília-DF. Os senadores aprovaram em 1º turno o projeto do governo por 56 votos favoráveis e 19 contrários e nenhuma abstenção. O congressista de Alagoas disse que a proposta é injusta e pune os trabalhadores mais pobres.

Renan Calheiros publicou parte do seu discurso na tribuna do Senado nas redes sociais. O vídeo veio acompanhado do seguinte texto: “Votei contra a reforma da Previdência. A proposta é injusta e pune os trabalhadores mais pobres”, escreveu.

No discurso, o senador destacou a importância do crescimento econômico. “Eu queria lembrar ao Senado Federal que não há no mundo inteiro um regime sustentável de previdência social que demonstre isso na prática sem crescimento econômico. O crescimento econômico é uma equação fundamental para se acabar com o  déficit da previdência”,

Renan Calheiros prosseguiu com o discurso. “Portanto senhor presidente (Davi Alcolumbre DEM-AP) com essa previdência, essa reforma, ela já vem marcada pelo fato de mandar a conta para os mais pobres, para os trabalhadores, prejudicando a grande maioria dos brasileiros. Desde já, eu queria mais uma vez enfatizar minha posição contrária”, pontuou.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quarta-feira (02) que a aprovação da reforma da Previdência é uma maneira de dar um sinal que “estamos fazendo o dever de casa” para a retomada de investimentos e o equilíbrio das contas públicas do país. Por Alagoas, o senador Fernando Collor (Pros) também votou contrário; Rodrigo Cunha (PSDB) votou favorável ao texto-base aprovado em 1º turno.

Confira aqui parte do discurso: