Alagoas

Adeal promove Dia D de vacinação contra raiva animal em Alagoas

Ação ocorre nesta segunda-feira

Por Maurício Silva 30/09/2019 09h09
Adeal promove Dia D de vacinação contra raiva animal em Alagoas
Adeal promove Dia D de vacinação contra raiva animal em Alagoas - Foto: 7Segundos

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promove nesta segunda-feira (30) um grande ato em alusão ao Dia D de vacinação contra a raiva animal em todo o Estado de Alagoas. Em Porto Calvo, na Rua Boa Vista, no bairro Centro, o órgão também realiza ações na sede.

O Dia Mundial contra a Raiva é comemorado no dia 28 de setembro, mas em Alagoas a data será celebrada no dia 30 de setembro. No Estado, herbívoros (bovinos, ovinos, caprinos e equinos) de sete municípios tiveram casos confirmados da raiva animal. A Adeal decidiu no início de setembro prorrogar a campanha de vacinação contra a doença, devido às dificuldades encontradas pelas lojas de produtos agropecuários para manter os estoques do produto.

O fiscal agropecuário da Adeal em Porto Calvo, Edílson Leão de Oliveira, comentou sobre a ação. “Todos os escritórios da Adeal do Estado vão ter palestras, vídeos, panfletagens e outras ações. Os criadores de animais alvos da ação, se tiver algum animal com alguma suspeita de doenças como raiva, que procure os escritórios da Adeal para fazer a notificação”, disse Oliveira.

No primeiro semestre de 2019, Alagoas registrou oito casos confirmados de raiva animal nas cidades de Quebrangulo, Chã Preta, Penedo, Viçosa, Campo Grande, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. A vacina antirrábica é uma das principais maneiras de controlar a raiva em áreas rurais e urbanas, e a expectativa da Adeal é vacinar 100% dos rebanhos.

A doença pode infectar qualquer mamífero, inclusive o humano, por meio da saliva, mordedura ou arranhões, sendo fatal nos casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar atendimento médico.