Mundo

Vaticano intervém em grupo tradicionalista brasileiro acusado de irregularidades

Por FolhaPress 28/09/2019 14h02
Vaticano intervém em grupo tradicionalista brasileiro acusado de irregularidades
Vaticano sabia de acobertamentos de abusos sexuais na Pensilvânia, diz procurador - Foto: Reprodução/Reuters

O grupo tradicionalista brasileiro Arautos do Evangelho foi colocado sob a tutela do Vaticano após uma investigação que revelou irregularidades no "estilo de vida" de seus membros e na administração, informou a Santa Sé neste sábado.

Os Arautos do Evangelho foram fundados pelo brasileiro João Scognamiglio Clá Dias em 2001, sob o direito pontifício. Tratou-se da primeira associação de fiéis católicos criada no século XXI e foi aprovada pelo papa João Paulo II.

Em 2017, foi aberta uma investigação que, após dois anos, revelou "lacunas sobre seu estilo de governo, a vida dos membros do Conselho (...), pastoral vocacional, formação de novas vocações, administração, gestão das obras e recuperação de recursos, acrescentou a Santa Sé.

A associação passará "sob a autoridade de um comissário", o cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida.

Na época em que a investigação foi aberta, um conhecido vaticanista, Andrea Tornielli, que atualmente chefia o dicastério (ministério) da comunicação da Santa Sé, assegurou que a associação estaria praticando exorcismos, seguindo seus próprios rituais e até conversando com o diabo, tudo sob a supervisão de seu líder, monsenhor João Scognamiglio Clá Dias.

Os "Arautos", presentes em vários países, são conhecidos por seu hábito marrom e branco, com uma grande cruz no peito, no estilo dos cavaleiros medievais.

"Scognamiglio Ciá Dias, o fundador dos Arautos do Evangelho, bem como seus padres, utilizam rituais de exorcismo fabricados por eles mesmos, porque acreditam que os da Igreja Católica, aprovados pela Santa Sé, são ineficazes", disse ele na época Andrea Tornielli no blog "Vatican Insider", do jornal La Stampa, com o qual colaborava.

Outros meios de comunicação citaram "estranhos cultos".

Scognamiglio Cia Dias, que foi membro da associação tradicionalista TFP (Tradição, Família e Propriedade), deixou o cargo em junho de 2017.