Meio ambiente

Praias de Maragogi estão livres de manchas de petróleo que atingem o Nordeste

Piche chegou a todos os Estados da região

Por Maurício Silva 28/09/2019 10h10
Praias de Maragogi estão livres de manchas de petróleo que atingem o Nordeste
A Praia da Bruna e as outras oito de Maragogi não foram afetadas pelas manchas de piche - Foto: 7Segundos

As manchas de petróleo (piche) que atingiram nos últimos dias o litoral dos nove Estados da região Nordeste não afetaram as praias do município de Maragogi. Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu uma nota de esclarecimento informando que o extenso litoral da cidade turística não foi atingido.

As manchas de piche atingiram parte dos municípios que formam a famosa Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, como Japaratinga. Há também relatos que o produto derivado do petróleo também atingiu Porto de Pedras. Recentemente, as manchas chegaram ao litoral Sul, em Coruripe.

Maragogi conta 22 km de litoral sendo as nove praias famosas em todo mundo, são elas: São Bento, Camacho, Maragogi, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Praia da Bruna, Ponta de Mangue e Peroba. 

Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e a cidade é famosa no mundo inteiro e é conhecida também como "Caribe Brasileiro" e "Capital das Costa dos Corais", em alusão a região que vai da Barra de Santo Antônio-AL até o município de Tamandaré-PE.

Confira aqui na íntegra a nota da Secretaria de Meio Ambiente:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maragogi vem a público esclarecer que as manchas de substância provavelmente derivada de petróleo que atingiram diversas praias da Região Nordeste nos últimos dias, que estão sob investigação das autoridades competentes para averiguar a procedência e responsabilizar os autores na forma da lei, felizmente não atingiram às praias de Maragogi, que continuam com padrões de balneabilidade dentro de parâmetros de total e absoluta normalidade, aguardando com a costumeira hospitalidade do nosso povo todos aqueles que queiram desfrutar das nossas incomparáveis belezas e atrativos naturais.

Por fim, salientamos que a nossa fiscalização continuará em permanente vigília para detectar quaisquer anormalidades que porventura surjam e adotar de imediato as providências cabíveis.

Maragogi, 27 de setembro de 2019.

José Gabriel Mendes de Vasconcelos Ferreira.

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Maragogi