Saúde

Usuários do Caps de Porto Calvo participam de ação do Setembro Amarelo

Ato ocorreu na manhã desta quinta-feira

Por Assessoria 26/09/2019 15h03
Usuários do Caps de Porto Calvo participam de ação do Setembro Amarelo
Usuários do Caps de Porto Calvo participam de ação do Setembro Amarelo - Foto: Cortesia

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gemina de Gusmão Monteiro, no município de Porto Calvo, participaram na manhã desta quinta-feira (26) de uma ação sobre o Setembro Amarelo [mês de prevenção ao suicídio].

Os profissionais presentes na ação na histórica cidade da região Norte de Alagoas abordaram temas como: entendendo o suicídio; os sinais de alerta e a prevenção do suicídio; fatores de riscos; como procurar ajuda e os serviços de saúde; as formas de prevenção em busca da saúde e bem estar.

Um dos momentos mais importantes da ação foi quando um paciente relatou a superação diante dos fatores do tema abordado.  Os pacientes aprovaram a iniciativa da ação sobre o Setembro Amarelo.

O Centro de Atenção Psicossocial de Porto Calvo é referência na Região Norte de Alagoas e dispõe de profissionais como: psiquiatria, psicologia, enfermaria, educação física, terapeuta ocupacional, professor e outras profissões. O Caps Gemina de Gusmão Monteiro funciona de segunda a sexta e atende dezenas de pacientes.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).