Geral

Adeal prepara Dia D de vacinação contra raiva animal em Porto Calvo

Ação ocorre na próxima segunda-feira

Por Maurício Silva 23/09/2019 15h03
Adeal prepara Dia D de vacinação contra raiva animal em Porto Calvo
Adeal promove Dia D de vacinação contra raiva animal em Porto Calvo - Foto: Agência Alagoas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) prepara uma grande ação para o Dia D de vacinação contra a raiva animal no município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas. A ação está agendada para a próxima segunda-feira (30). A sede do órgão na cidade fica localizada na Rua Boa Vista, no bairro Centro.

O Dia Mundial contra a Raiva é comemorado no dia 28 de setembro, mas em Alagoas a data será celebrada no dia 30 de setembro. No Estado, herbívoros (bovinos, ovinos, caprinos e equinos) de sete municípios tiveram casos confirmados da raiva animal. A Adeal decidiu no início de setembro prorrogar a campanha de vacinação contra a doença, devido às dificuldades encontradas pelas lojas de produtos agropecuários para manter os estoques do produto.

No primeiro semestre de 2019, Alagoas registrou oito casos confirmados de raiva animal nas cidades de Quebrangulo, Chã Preta, Penedo, Viçosa, Campo Grande, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. A vacina antirrábica é uma das principais maneiras de controlar a raiva em áreas rurais e urbanas, e a expectativa da Adeal é vacinar 100% dos rebanhos.

A doença pode infectar qualquer mamífero, inclusive o humano, por meio da saliva, mordedura ou arranhões, sendo fatal nos casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar atendimento médico.

Tags: