POLÍTICA

Marx Beltrão diz não à criação de uma CPI para investigar a Lava Jato

O coordenador da bancada alagoana no Congresso fez a afirmação nesta sexta-feira

POR: Assessoria
Marx Beltrão diz não à criação de uma CPI para investigar a Lava Jato
Assessoria

O coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD), afirmou nesta sexta-feira (20) que é “contra a criação de uma CPI” para investigar a atuação do então juiz federal Sérgio Moro e a Operação Lava Jato.

Marx também afirmou que “diante do legado desta Operação para o combate à corrupção no Brasil, a Lava Jato precisa de apoio da sociedade e da classe política, e não de uma CPI”. Ainda de acordo com Marx, “é fato que algumas ações da Operação precisam de correção, mas uma CPI para apurar a Lava Jato seria um desserviço” ao país.

Na última quarta-feira (18), O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que vai avaliar com calma o pedido de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar indícios de irregularidades e desvios na condução da Operação Lava Jato.

Maia afirmou que, se o pedido tiver fato determinado, vai instalar o colegiado. Ele ressaltou que uma CPI não pode interferir nos trabalhos de um juiz e de um procurador. Na semana passada, os partidos de oposição ao governo na Câmara conseguiram 175 assinaturas para instalação da CPI da Lava Jato (Requerimento 5/19).

 “Tenho que avaliar se há fato determinado ou não, se tiver fato determinado, eu vou instalar, se não tiver, não. Esse é um tema muito sensível, da mesma forma que a CPI do Judiciário, que pode ser instalada no Senado”, ponderou Maia.

Criação de CPI

As comissões parlamentares de inquérito são criadas a requerimento de, pelo menos, 1/3 dos integrantes da Câmara. O objetivo das CPIs é investigar fato determinado, de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País. Essas comissões têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais.

CPI Lava Jato Marx Beltrão

Veja Também

Comentários