Economia

Safra da Usina Santa Maria promete aquecer economia de Porto Calvo

Comércio local espera uma melhora significativa nas vendas

Por Maurício Silva 19/09/2019 16h04 - Atualizado em 11/09/2020 08h08
Safra da Usina Santa Maria promete aquecer economia de Porto Calvo
Início da safra da Usina Santa Maria promete aquecer economia de Porto Calvo - Foto: 7Segundos

O início da safra 2019/2020 da Usina Santa Maria trouxe a expectativa de aquecer também a economia do comércio de Porto Calvo (o principal centro comercial da região Norte de Alagoas). A expectativa é tenha uma melhora significativa nas vendas.

A safra de cana-de-açúcar 2019/2020 iniciou exatamente na madrugada do último domingo (15) e trouxe também a esperança para milhares de trabalhadores da maior indústria do município e também do comércio local. A empresa é a principal geradora de empregos da cidade e uma das maiores do litoral Norte.

O presidente da Associação Comercial de Porto Calvo, José Ailton Lins, “Dôla Lins”, comentou que a chegada da safra é cheia de boas expectativas. “Representa uma aquecida no comércio local. Com a moagem da usina, o município aumenta seu potencial. Uma grande quantidade de mão-de-obra foi contratada, e com o pagamento do salário deles, movimenta todo município”, ressaltou.

José Ailton Lins complementa. “Se temos mais profissionais inseridos no mercado de trabalho, mais poder de compras eles vão ter. E com isso, os nossos empresários ganham mais. Na verdade, todos ganham quando chega nessa época com a moagem da usina”, acrescentou o presidente da Associação Comercial.

A indústria açucareira emprega funcionários das cidades de Porto Calvo, Japaratinga, Maragogi, Jacuípe, Jundiá, entre outros municípios da região. Nos últimos anos, a empresa vem enfrentando crises financeiras (que atingiu em peso o ramo de usinas em todo o Brasil), mas vem conseguindo manter o trabalho. A previsão é que a moagem de cana de açúcar vai até o início do ano de 2020 na cidade.