Saúde

Pesquisa aponta que consumir até 25 xícaras de café por dia não afeta o coração

Estudo feito por universidade da Inglaterra contesta afirmações de que altas doses da bebida prejudicam a saúde

17/09/2019 14h02
Pesquisa aponta que consumir até 25 xícaras de café por dia não afeta o coração
Pesquisa aponta que consumir até 25 xícaras de café por dia não afeta o coração - Foto: Divulgação

Você já deve ter escutado que determinado alimento é bom para a saúde e, pouco tempo depois, que na verdade é ruim. Isso acontece porque novos testes e pesquisas são realizados diariamente e nos mostram potenciais diferentes de cada alimento. É o caso do café, uma das bebidas mais antigas e famosas do Brasil. Ela já foi considerada “mocinha” e “vilã” por vários especialistas.

A preocupação de muitas pessoas é de que o café pode promover rigidez arterial e aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Porém, uma pesquisa recente da Queen Mary University, na Inglaterra, contesta essa afirmação e afirma que tomar doses altas de café diariamente não favorece o endurecimento das artérias. Comparando com pessoas que bebem uma xícara ou menos por dia, especialistas descobriram que beber três ou mais xícaras diariamente não aumenta significativamente a rigidez dos vasos sanguíneos.

Método

Para chegar nesta conclusão, a pesquisa acompanhou 8.412 pessoas espalhadas pelo Reino Unido e divididas em três grupos:

  1. Participantes que ingeriam menos de uma xícara de café por dia;
  2. Participantes que bebiam entre uma e três xícaras diárias;
  3. Pessoas que bebiam mais de três, inclusive, alguns indivíduos que tomavam até 25 xícaras por dia.

A equipe realizou constantes exames de ressonância magnética e testes específicos de rigidez arterial dos participantes, bem como avaliaram fatores de riscos para endurecimento das artérias e problemas cardíacos. O resultado indicou que a probabilidade de alguém que bebe café desenvolver rigidez arterial é a praticamente a mesma para quem toma muito ou pouco café.

Benefícios do café

Seja coado ou feito em uma máquina de café, essa bebida tão querida proporciona diversos benefícios para o corpo humano, como acelerar o metabolismo e queimar calorias, aumento da expectativa de vida, fortalecimento da memória, protege contra o Alzheimer, entre vários outros.

Dicas extras

Para aproveitar melhor a sua experiência com o café, experimente diferentes tipos de grãos, cápsulas e marcas. Semelhante ao vinho, o café exibe muitas características de onde foi plantado. Além disso, a temperatura do café também pode interferir no sabor. No Brasil é comum servir cafés muito quentes, mas isso pode esconder o gosto da bebida. Procure esquentar a água só até que surjam as primeiras bolhas.

Por fim, caso queira ter uma experiência completa, siga alguns passos dos baristas especialistas na bebida: moer o grão na hora, passar água fervente no filtro antes de coar, despejar a água aos poucos, servir a bebida na xícara grande, de vidro ou porcelana. Esses passos simples podem favorecem a percepção do aroma, do sabor e da cor do café.