Meio ambiente

Manchas escuras aparecem em praias do litoral Norte de Alagoas

Fato também vem ocorrendo em outros Estados do Nordeste

Por Maurício Silva 11/09/2019 16h04
Manchas escuras aparecem em praias do litoral Norte de Alagoas
Mancha escura apareceu também na Praia de Japaratinga - Foto: Cortesia

Nesta terça-feira (11) as belas praias do litoral Norte de Alagoas foram manchadas com substâncias escuras – que aparentam ser piche – e o fato vem intrigando os moradores da região e também órgãos ambientais que atuam na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O fato também vem ocorrendo em outros Estados do Nordeste.

Na manhã desta terça-feira as manchas escuras apareceram na Praia de Japaratinga - uma das mais conhecidas de Alagoas -. Mas há também relatos que a substância também tenha aparecido nas paradisíacas praias de Lajes (Porto de Pedras) e Toque (São Miguel dos Milagres), ambas localizadas na Rota Ecológica.

Denuncias que o material com aparência de piche (subprodutos de combustíveis utilizados por embarcações de grande porte) tenha chegado às praias da APA Costa dos Corais já foram informadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Os órgãos ambientais inclusive já estão investigando as denuncias. O Ibama comunicou que vai realizar uma vistoria em todas as praias onde apareceram o material escuro.

As manchas também já apareceram nos litorais do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em Pernambuco, o material foi identificado como piche pela Agência Pernambucana do Meio Ambiente. Se for comprovado que trata-se de piche, é crime ambiental.