Meio ambiente

Técnicos do Banco Andino visitam estação de biotecnologia em São Miguel dos Milagres

Prefeito de Delmiro Gouveia também visitou empreendimento

Por Assessoria 06/09/2019 14h02
Técnicos do Banco Andino visitam estação de biotecnologia em São Miguel dos Milagres
Técnicos do Banco Andino visitam estação de biotecnologia em São Miguel dos Milagres - Foto: Assessoria

Depois da visita do prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Heraldo, que manifestou interesse em levar para o município sertanejo a biotecnologia da primeira estação de tratamentos de efluentes do Brasil, instalada em São Miguel dos Milagres, nesta quinta-feira (05) a estação recebeu a importante visita de técnicos do Banco Andino, acompanhados do secretário estadual da Infraestrutura, Mauricio Quintella. A visita ao litoral Norte serviu para avaliação de possíveis investimentos na região nas áreas de saneamento básico, estradas e equipamentos turísticos.

Os técnicos ficaram admirados com a estação de biotecnologia instalada como projeto piloto em São Miguel dos Milagres e com todas as possíveis variantes de se resolver o problema do saneamento básico em cidades de pequeno e médio porte, a um custo bem menor do que a maneira tradicional. A estação, com tecnologia australiana da BioGill, representada no Brasil pela Essencial, do engenheiro ambiental Marcius Omena, usa bactérias mano cerâmicas que usam os efluentes dos esgotos como alimento, depurando a água para um estágio sem contaminação.

Através do diretor de obras de São Miguel dos Milagres, Kenny Wilson, eles ficaram sabendo que a segunda fase para a planta de São Miguel dos Milagres vai receber um up grade com o projeto de automação da planta pioneira no Brasil de São Miguel dos Milagres. O objetivo é de realizar o monitoramento de temperatura e turbidez no tratamento de esgoto doméstico. A temperatura está diretamente ligada com a criação de micro-organismos, enquanto a turbidez está relacionada com a quantidade de sólidos presentes no efluente.

A empresa parceira nesse projeto, a Innovate, garante que a construção de um dispositivo que realize o monitoramento destas variáveis visa aumentar a eficiência do sistema, já que vai possuir uma análise em tempo real dos dados de temperatura e turbidez facilitando assim, um controle maior sobre as interferências externas ao sistema como, por exemplo, excesso de sólidos em suspensão e bombas com problema no suprimento de matéria orgânica para às membranas.

Este dispositivo que receberá as informações dos sensores (Node), enviará pacotes de dados através de um novo tipo de rede wireless, usando a tecnologia chamada LoRaWAN ((Long Range Wide Area Network) para um servidor (Gateway) que enviará para a internet e estará disponível para visualização por meio de computadores, tablets e smartphones, onde será possível manusear os dados e executar as tarefas necessárias para o correto funcionamento da estação. A tecnologia base deste projeto é construída em referência a projetos internacionais no padrão europeu, já testado e aprovado em chancela internacional.

Em sua página pessoal no Instagram, o secretario Mauricio Quintela, anunciou a visita da Missão do Banco Andino ao Litoral Norte, revelando que o governo de Alagoas, pretende investir 140 milhões de dólares em estradas, equipamentos turísticos e saneamento básico.