Meio ambiente

Peixe-boi marinho é solto em rio de Porto de Pedras

Soltura foi feita nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 28/08/2019 16h04
Peixe-boi marinho é solto em rio de Porto de Pedras
Peixe-boi marinho é solto em rio de Porto de Pedras - Foto: Reprodução / Instagram

O peixe-boi marinho, “batizado” de Raimundo”, foi solto nesta quarta-feira (28), no rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, na região Norte de Alagoas. A soltura do mamífero foi acompanhada por dezenas de pessoas e o animal foi reintroduzido em seu habitat natural.

A soltura é uma das estratégias mais importantes para conservação de uma das espécies de mamífero aquático mais ameaçada de extinção do Brasil. A atividade faz parte das ações do Programa Peixe-boi Marinho executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil.

O município de Porto de Pedras é atualmente o único local de soltura de peixe-boi em atividade no Brasil. O animal estava sendo monitorado no Santuário do Peixe-Boi. Ele estava passando por um processo de readaptação às condições do habitat natural.

No Santuário do Peixe-Boi, Raimundo recebeu todo o tratamento necessário para então serem reintroduzidos ao seu habitat natural e agora vive no rio Tatuamunha. Crianças e adolescentes também presenciaram a soltura.