Educação

Enem terá acessibilidade maior para pessoas privadas de liberdade

Inep divulgou edital nesta quarta-feira (28) informando que essa modalidade de exame será realizada em dezembro

Por R7 28/08/2019 10h10
Enem terá acessibilidade maior para pessoas privadas de liberdade
Enem PPL oferecerá mais recursos de acessibilidade - Foto: Divulgação

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga no edital Enem PPL ( Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa) que os participantes dessa modalidade terão mais recursos de acessibilidade.

As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, conforme edital publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (28).

Nesta edição, os participantes privados de liberdade ou sob medida socioeducativa que necessitam de atendimento especializado poderão contar com recursos extras, como prova em braile, prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, tempo adicional e/ou mobiliário acessível.

Além do público com baixa visão, que já era atendido pelo Enem PPL, a partir deste ano, o exame também atenderá pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual. 

O Enem PPL é aplicado em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa de cada estado. A adesão ao exame deve ser realizada exclusivamente pela internet, no Sistema Enem PPL, entre os dias 16 e 27 de setembro.

Cada unidade prisional ou socioeducativa terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e às suas funcionalidades. Ele será responsável pela realização e pelo acompanhamento das inscrições; pela transferência de participantes entre as unidades, se for o caso; pela exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada; e pela divulgação das informações a respeito do exame aos participantes. No ato das inscrições, o responsável pedagógico deve ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada participante.

O Enem PPL é contituído de uma redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Nesse dia, a aplicação terá cinco horas de duração.

A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.