Geral

Moradores de Maragogi denunciam que água fornecida pela Casal está salinizada

População também reclama da coloração do liquido

Por Maurício Silva 26/08/2019 15h03
Moradores de Maragogi denunciam que água fornecida pela Casal está salinizada
População também reclama da coloração do liquido - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Atualizado às 17h30

Os moradores de Maragogi, na região Norte de Alagoas, estão reclamando há dias da qualidade da água ofertada para a população pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Os residentes da região central da cidade alegam que o liquido está praticamente salinizado (gosto salgado) e de uma coloração muito branca (semelhante a leite).

O problema vem afetando a população nesse mês de agosto as seguintes localidades de Maragogi: Patum, Centro, Carvão, e os conjuntos: Evangélico, Adélia Lira, e Santa Tereza Verzeri “Aviário”. A salinidade no liquido é sentido em praticamente todas essas localidades e a coloração esbranquiçada está chegando às torneiras das casas dos moradores do Carvão.

O problema na Rua Antônio Zeferino, no Carvão, é ainda mais agravante. Os moradores dizem que desde antes do dia 20 de agosto o liquido já estava vindo com uma coloração estranha (esbranquiçada). A população da rua não para de reclamar da coloração e do gosto de sal.

O diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Maragogi, Jailson Costa, confirmou o problema da salinidade em depoimento à rádio Maragogi FM e ao 7Segundos. Como consumidor, ele afirmou que o liquido que chega a sua residência, na região do Centro de Maragogi, está salinizada.

A população de Maragogi exige que providências sejam tomadas pela Casal para que o problema seja resolvido. Outra questão que deixa os moradores insatisfeitos é o rodízio de água implementado pela companhia no Adélia Lira e no distrito Barra Grande. Há ainda a denuncia que alguns poços estejam com as águas totalmente salinizadas.

O 7Segundos entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa emitiu uma nota oficial.

Confira na íntegra:

NOTA

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que devido a denúncias quanto a uma possível salinidade na água no município de Maragogi, vem sendo realizado um controle de análises do líquido na região, no entanto, até o momento, não foi identificado nenhuma anormalidade. A Casal salienta ainda que está reforçando todas as inspeções. 

Em relação à cor esbranquiçada da água que vem chegando ao Conjunto Adélia Lira, na mesma região, a Companhia informa que a coloração deve-se a pressão da água dentro das tubulações em determinados locais e horários. Esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado no líquido, no formato de bolhas, o que pode dar a impressão de água “branca”, porém, isso não representa nenhum risco.