Saúde

Congo deu a mais de 200 mil pessoas vacina da Merck contra Ebola

Os números divulgados pelo comitê de Ebola do governo mostraram que 204.044 pessoas foram inoculadas desde 8 de agosto

Por REUTERS BRAZIL 25/08/2019 15h03
Congo deu a mais de 200 mil pessoas vacina da Merck contra Ebola
Vacinação no Congo - Foto: Reprodução

Autoridades e profissionais de saúde congoleses vacinaram mais de 200 mil pessoas contra o Ebola em agosto, disse o governo neste domingo, usando uma vacina da Merck que esperam que ajude a conter a segunda pior epidemia do mundo.

Os números divulgados pelo comitê de Ebola do governo mostraram que 204.044 pessoas foram inoculadas desde 8 de agosto. Até o momento, 1.980 pessoas morreram nesta epidemia, das 2.950 pessoas suspeitas de terem sido infectadas - os casos confirmados clinicamente são um pouco menores, em 2.845.

Continua sendo o segundo maior número de mortes na história da doença, depois de um surto de 2014-16 na África Ocidental que matou 11.300 pessoas.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS, na sigla em inglês) disse na quarta-feira que vai financiar a fabricação da vacina experimental contra o Ebola da Merck chamada V920.

Outra vacina da Johnson and Johnson está disponível, mas as autoridades ainda precisam implantá-la por medo de criar confusão entre uma população já cética e às vezes hostil.

"A única vacina que foi usada nesta epidemia é (a) fabricada pela Merck", disse o comunicado do comitê.

O ebola parece estar sob controle na cidade de Goma, no Congo, mas explodiu em outras partes do país, onde os trabalhadores humanitários estão combatendo a insegurança e a desinformação nas mídias sociais.