Saúde

Cientistas encontram relação entre anemia e aumento no risco de demência

A anemia prejudica a distribuição de oxigênio no corpo todo, afetando principalmente músculos, coração e sistema nervoso central

Por UOL Notícias 03/08/2019 17h05
Cientistas encontram relação entre anemia e aumento no risco de demência
Testes da Aebi com ratos com células cancerígenas humanas tiveram sucesso - Foto: Getty Images

Uma nova pesquisa descobriu que pessoas com níveis de hemoglobina acima ou abaixo do normal têm um risco maior de desenvolver demência ao envelhecerem, inclusive Alzheimer. O estudo foi publicado no periódico Neurology na quarta-feira (31).

A queda de hemoglobina no sangue é justamente o que caracteriza a anemia, problema comum que acomete 30% da população mundial. "Ao compararmos com as pessoas que não têm anemia, a presença da doença foi associada a um aumento de 34% no risco de todas as causas de demência e a 41% para a doença de Alzheimer", escreveram os autores.

O que acontece com o corpo quando passamos a beber 8 copos d'água por dia?

Os pesquisadores também mostraram que indivíduos com anemia tinham 45% mais chances de ter pelo menos uma pequena hemorragia cerebral do que aqueles sem anemia. Essas hemorragias, provavelmente causadas por anormalidades estruturais nos vasos sanguíneos, estão associadas ao declínio cognitivo e à demência.

Como o estudo foi feito

Ao todo, eles coletaram dados de 12.305 indivíduos com idade média de 65 anos. Nenhum dos participantes teve demência no início do estudo.

Os cientistas verificaram seus níveis de hemoglobina no início do estudo e 6,1% dos participantes (745 pessoas) tinham anemia.

Durante o período de acompanhamento, 1.520 desses indivíduos desenvolveram demência.

Os cientistas descobriram que as pessoas com altos e baixos níveis de hemoglobina tinham um risco aumentado de demência em comparação com indivíduos com níveis médios.

Qual a relação entre a anemia e a demência?

Os autores explicam que, como a hemoglobina transporta oxigênio pelo corpo, se houver muito pouco, algumas partes do cérebro podem se tornar hipóxias, ou melhor, sem oxigênio. Isso pode produzir inflamação e danificar o cérebro. Além disso, a falta de ferro também pode ser um problema, já que ele é "vital para vários processos celulares no cérebro, incluindo a síntese de neurotransmissores, a função mitocondrial e a mielinização de neurônios", escreveram os pesquisadores.

Quanto aos níveis altos de hemoglobina, a teoria é que eles tornariam o sangue mais viscoso, dificultando sua entrada em vasos sanguíneos menores e reduzindo potencialmente o suprimento de oxigênio.

Seja qual for a explicação para a ligação entre esses níveis e a demência, o estudo não pôde provar uma relação de causa e consequência, já que a anemia pode ocorrer como parte de muitas condições, como a síndrome mielodisplásica ou uma inflamação.

Mas os cientistas acreditam que a pesquisa é um passo importante, uma vez que o crescimento da demência é preocupante e a anemia é uma doença comum.

Como prevenir a anemia

- Procure ter uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, leite, carnes e ovos. Veganos devem ter acompanhamento nutricional para evitar carências de ferro e vitamina B12.

- Ao consumir fontes vegetais de ferro (como feijão e lentilha), consuma junto alguma fonte de vitamina C, como laranja, para otimizar a absorção do mineral.

- Evite o excesso de álcool, que também pode levar à anemia.

- Não exagere no consumo de medicamentos com ácido acetilsalicílico, que podem causar sangramentos gastrointestinais.

- Mulheres com fluxos menstruais intensos devem ter acompanhamento médico periódico para monitorar os níveis de hemoglobina.