Geral

Familiares de paciente denunciam omissão de socorro; Prefeitura de Jundiá nega

Caso ocorreu em Colônia Leopoldina

Por Maurício Silva 30/07/2019 11h11
Familiares de paciente denunciam omissão de socorro; Prefeitura de Jundiá nega
Ambulâncias de Jundiá na noite de segunda-feira - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Os familiares de uma paciente com problemas cardíacos denunciam omissão de socorro por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiá. O caso ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira (29) e se estendeu até 20h30 da noite quando a mulher foi transferida para Maceió. A prefeitura nega que tenha ocorrido a omissão.

Eliane Maria Teles, de 41 anos de idade, estava na cidade de Colônia Leopoldina quando começou a se sentir mal por volta das 16h desta segunda-feira e teve que ser encaminhada para a unidade hospitalar da cidade. A paciente tinha que ser transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Foi no processo de transferência para a capital alagoana que a agonia da família da paciente começou: não tinha ambulância disponível em Colônia Leopoldina para Eliane Maria Teles ser transferida. Quando ela foi para o HGE o horário já estava em cerca de 20h30 da noite.

Os familiares alegam que entraram em contato com a Unidade de Pronto Atendimento de Jundiá para solicitar uma ambulância para ir até Colônia Leopoldina e posteriormente Maceió. Havia duas ambulâncias na unidade de saúde de Jundiá e os parentes alegam a omissão por conta disso. A paciente foi transferida por uma ambulância de Campestre.

A diretora da Unidade de Pronto Atendimento de Jundiá, Regilane Farias da Silva, negou que tenha havido omissão. “Em nenhum momento ninguém do hospital de Colônia Leopoldina entrou em contato direto com Jundiá. Nós tínhamos duas ambulâncias de fato no momento, mas uma já estava de saída com outro paciente e a outra teve que transferir uma gestante”, afirmou.

Regilane Farias da Silva seguiu argumentando. “Se o paciente deu entrada por Colônia Leopoldina, é a unidade de lá que tinha que fazer a transferência, mas não fez por um motivo que ainda não sei. Mas o hospital de Colônia Leopoldina não entrou em contato direto conosco. Não houve omissão por parte de Jundiá”, frisou.

O secretário municipal de Saúde de Jundiá, Rodrigo Buarque, disse também que o município já acompanha há paciente Eliane Maria Teles há anos. Ele disse, inclusive que a Secretaria de Saúde contribui com uma ajuda de custo para a paciente e que a auxilia no transporte que ela tratamento no Estado de Pernambuco. Rodrigo Buarque ressaltou ainda que o Secretaria de Saúde está à disposição da paciente e de qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).