Geral

Morte do ‘Homem da Burrinha’ causa comoção em Porto Calvo

Amaro Lopes morreu na madrugada desta segunda-feira

Por Maurício Silva 22/07/2019 16h04
Morte do ‘Homem da Burrinha’ causa comoção em Porto Calvo
Morte do ‘Homem da Burrinha’ causa comoção em Porto Calvo - Foto: Reprodução / Facebook

A trágica morte do ‘Homem da Burrinha” causou comoção no município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas. Amaro Lopes do Nascimento morreu devido a uma colisão frontal envolvendo um carro e uma motocicleta por volta das 1h20 da madrugada desta segunda-feira (22), na rodovia AL 465. Ele conduzia a moto.

“Maro da Burrinha”, como ele era conhecido, era personagem folclórica muito importante no Carnaval de Porto Calvo. Ele alegrava os blocos carnavalescos nas ruas e ladeiras históricas da cidade. Amaro Lopes do Nascimento virou uma marca da festa de momo no município. O homem se fantasiava de burra e saía dando chicotadas para “assustar” os foliões. Ele também era servidor público.

A morte causou comoção. A secretária municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira, se manifestou por meio do Facebook. “A cultura portocalvense perde um representante legítimo da nossa tradição. Morreu nesta madrugada o Sr. Amaro Lopes do Nascimento. Quem? Morreu o ‘Maro da Burrinha’! Era esse o cidadão que Porto Calvo conhecia. Quem nunca correu com medo daquele chicote? Descanse em paz!”, postou.

O vocalista da banda Muleks.com Theel Marque também se manifestou. “LUTO! O Carnaval de Porto Calvo não será o mesmo sem você MARO DA BURRINHA. Quando pequeno morria de medo quando via a burrinha até o dia que conheci você. Vai com Deus amigo”, publicou. A diretora de Turismo de Porto Calvo, Alba Mendonça, também fez sua homenagem. “Nossa tradição, ‘corre... é o Maro da Burrinha’, melhores lembranças irermos ter amigo. Descanse em paz!”, escreveu. As postagens tiveram dezenas de comentários.

O acidente

O acidente ocorreu perto de um restaurante na rodovia AL 465 e envolveu um Fiat Strada, cor vermelho, e placa OXN-3621 e uma moto Yamaha Crypton, sem placa anotada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.

O corpo será velado na casa do Chico Senhoria, na Rua do Varadouro. O sepultamento está agendado para às 7h da manhã no Cemitério Municipal Santa Luzia, na região central de Porto Calvo.