Política

Defensor da proposta, Marx Beltrão comemora regulamentação de vaquejadas

Projeto foi aprovado por 402 votos a 34

Por Assessoria 10/07/2019 16h04
Defensor da proposta, Marx Beltrão comemora regulamentação de vaquejadas
Defensor da proposta, Marx Beltrão comemora regulamentação de vaquejadas - Foto: Assessoria

"Por 402 votos a 34, aprovamos na Câmara o texto que regulamenta a vaquejada no Brasil. Essa grande vitória coroa nossa luta contra a criminalização na Justiça, a liberação responsável e o reconhecimento da atividade como patrimônio imaterial do nosso povo nordestino. Vaquejada é esporte, tradição, cultura, geração de empregos e movimentação turística. Meu abraço aos que tanto batalharam por essa conquista".

Com a frase acima o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana em Brasília, comentou em suas redes sociais a aprovação do Projeto de Lei (PL) 8240/17 que regulamenta a prática da vaquejada como patrimônio cultural brasileiro e bem estar animal. 

O Projeto é de autoria do senador Raimundo Lira (MDB/PB), que altera a Lei nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, incluindo o rodeio, a vaquejada e o laço como “expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro”, elevando essas atividades “à condição de bem de natureza imaterial”. Marx Beltrão foi um dos defensores e articuladores da aprovação da matéria na Câmara dos Deputados.

“Como nordestino fico muito contente com esta aprovação, para a qual tanto trabalhamos. Do mesmo modo é muito bom saber que conseguimos preservar os empregos de todos os que atuam no setor. Como um apaixonado pela vaquejada, pelo campo e por entender que o esporte simboliza a tradição e a cultura da região, esta aprovação ganha um valor simbólico ainda maior em minha atuação na Câmara”, destacou Beltrão.

Para concluir a análise do projeto, deputados ainda precisam apreciar destaques (propostas de alterações ao texto original) apresentados. Após a apreciação dos destaques, a proposta será enviada para sanção presidencial.