Celebridades

E a Globo não perdoou. Demitiu Mauro Naves

A emissora carioca não perdoou o jornalista por haver omitido a acusação de estupro e agressão de Neymar

Por R7 08/07/2019 15h03
E a Globo não perdoou. Demitiu Mauro Naves
A relação com Neymar e seu pai trouxeram o grave problema para Mauro - Foto: Reprodução / Instagram

Mauro Naves. A Globo acaba de confirmar o rompimento definitivo com o repórter. A dispensa do principal repórter de futebol da emissora chocou a todos.

O assunto era proibido. Ninguém tocava no nome dele, com jornalistas de outros veículos por perto.O incômodo era perceptível, com 31 anos de emissora, ele sempre se caracterizou por matérias importantes, furos, entrevistas exclusivas. Ele de sorriso aberto, ele sempre foi fiel ao estilo fraternal, amigo de envolver os entrevistados, as fontes.

Sério, firme, sem ser agressivo. 

Foram inúmeros barreiras que ele quebrou na Seleção para a TV Globo. Conseguia principalmente a aproximação de Galvão com treinadores, desde Zagallo, Parreira, Felipão, Mano Menezes, Tite. Entrevistas exclusivas, 'resenhas' em lobby de hotel de Galvão, ele e treinadores, jogadores. 

Mauro Naves aproveitava como ninguém, por sua personalidade aberta, a força da Globo. Muito inteligente também cobrava resultados ruins, perdas de campeonatos, derrotas. Mas sem ofender ninguém. Nunca foi 'chapa branca' e nem se fingia de alienado. E generoso com os colegas.

Jamais foi arrogante pela importância no jornalismo esportivo. A proximidade das fontes nunca foi questionada pela emissora. Porque era assim que ele agia desde que começou a cobrir Seleção Brasileira.

Braço direito, eterno companheiro de Galvão Bueno. E nos último anos, também de Casagrande. O perfil dos jogadores foi mudando nos últimos anos.

Eles foram se tornando celebridades, o que atrapalhava o relacionamento da Globo, dona do monopólio na tevê aberta, com a Seleção Brasileira. Os atletas se agarram às suas redes sociais. Principalmente com o jogador mais problemático que já vestiu a camisa verde e amarela: Neymar.

Mauro Naves sempre fazia o mesmo papel. Buscava a aproximação do jogador e de quem o cercava. Lembro das conversas e das risadas com Ronaldo Fenômeno, Kaká, Roberto Carlos, Romário. A concorrência não podia fazer nada. Os jogadores conversavam com quem quisessem.

Mauro tentava amenizar a situação criada na Olimpíada, quando Galvão Bueno criticou Neymar pelo comportamento egocêntrico, que não aceitava as vaias da torcida, apesar do péssimo futebol no início da competição.  E muito menos, Neymar como capitão, não aceitar dar entrevistas.

Com a conquista da medalha olímpica, a situação piorou. Com direito a resposta em vídeo de Neymar aos seus maiores críticos, entre eles, Galvão Buenno.

Eis que, no dia 31 de maio, Najila Trindade registra o Boletim de Ocorrência na Sexta Delegacia da Mulher, contra Neymar.

Policiais informam ao site UOL. A Record TV e o SBT conseguem exclusivas com advogados e com a própria mulher que acusou Neymar de agressão e estupro. No dia 5 de junho, no Jornal Nacional, Willian Bonner lê a seguinte nota.

“O Jornal Nacional publicou ontem a carta aberta à imprensa divulgada pelos ex-advogados da mulher que acusa o jogador Neymar de estupro. Eles afirmam na carta que a reunião que tiveram com os advogados de Neymar foi feita a convite do pai do jogador.

Hoje, em nota, o pai de Neymar desmentiu essa afirmação. Disse que foi o advogado José Edgar Cunha Bueno que o procurou solicitando a reunião e que José Edgar obteve o contato dele por intermédio do repórter Mauro Naves, na quarta-feira da semana passada.

"O repórter confirma as afirmações da nota do pai de Neymar, mas somente hoje relatou à Globo sua participação no episódio. Em sua defesa, Mauro Naves explicou que se limitou a repassar os contatos do pai do Neymar para o advogado, a quem já conhecia, porque esperava obter a história com exclusividade – e que quando o assunto se tornou público, avaliou que sua participação não teria relevância.

"Mauro Naves é um profissional excelente, com grandes contribuições ao jornalismo Esportivo da Globo, mas há evidências de que as atitudes dele neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de Esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.”

O ponto principal do afastamento foi o vazamento da seguinte mensagem do advogado José Edgar Bueno à Najila.

"Naj, estou em Teresópolis conversando com a pessoa que, eventualmente, poderá ajudar no encaminhamento do acordo. O laudo médico ficou pronto, está excelente. Preciso que você me mande agora aquela foto de como ficou roxo e bem feio. Mande também a mensagem do babaca mandando a foto pra você. Quero sair daqui com uma solução encaminhada."

Sim, ele se referia a Mauro.

José Edgar, primeiro advogado de Najila, é muito amigo de Mauro. E ele pediu o telefone do pai de Neymar ao jornalista, que deu.

O advogado usou o nome de Mauro Naves para conseguir o encontro com o pai de Neymar, quando pediu um acordo financeiro, para evitar que as imagens do encontro íntimo do jogador com a modelo fossem divulgadas.

Neymar pai não apenas recusou como disse em entrevistas que só atendeu ao advogado porque Mauro Naves havia passado o seu telefone.

Mauro foi afastado por conta de não ter avisado seus chefes sobre a situação. 

Seria um furo mundial.

Com direito a enorme repercussão.

Não há dúvida na Globo sobre a honestidade de Mauro. 

Ninguém cogita que ele fosse ter benefício financeiro do encontro.

Mas não há perdão sobre a história ter sido escondida, "abafada".

Mauro chegou a alegar que ele passou o telefone esperando que houvesse o acordo e daí divulgaria sozinho o ocorrido.

Não esperava a forte reação de Neymar pai que não aceitou acordo financeiro algum como ainda deu entrevista para a Band explicando o que aconteceu. Citando que seu telefone foi dado pelo repórter a José Edgar.

Desde então, Mauro Naves estava afastado da Globo.

A Copa América passou,

E a solução final chegou.

O fim da carreira de Mauro Naves na Globo.

Galvão e Casagrande pediram por Mauro à cúpula da Globo, quando o problema estourou.

Só que desde então, todos se calaram.

O clima tenso, de luto, na equipe da TV Globo nesta Copa América dizia muita coisa.

Mauro Naves era dono do maior salário entre os repórteres esportivos da emissora carioca.

Tem 31 anos de casa.

A Globo passa por um enxugamento violento entre os jornalistas. Com o mote de 'Uma Só Globo", está havendo a sinergia. Ou seja, profissionais da tevê aberta, da tevê fechada,da rádio, do G1 se juntaram.  E podem trabalhar para qualquer veículo da empresa. Óbvio que já houve vários cortes. E eles continuarão.

O critério salário e tempo de casa têm pesado contra os jornalistas experientes.

Mauro tem além disso, essa situação complicada em relação a Neymar.

Pela tensão da equipe de esporte da Globo na Copa América, a sentença parece já ter sido dada.

Jamais vi Galvão Bueno com a fisionomia tão fechada.

Nem quando o Brasil perdeu as últimas quatro Copas.

O 'presidente', apelido de Mauro, não deve voltar.

O ex-jogador Edmundo deu, à rádio Jovem Pan, uma definição direta sobre o caso.

“Tudo que ele fez é relacionamento, agora ele está sendo expurgado pelo relacionamento. Com certeza ele conseguiu um monte de entrevistas exclusivas por esse bom relacionamento.

“Não foi o procedimento mais correto o que fizeram com ele, estou chateado. Ele é um profissional dos mais capacitados.

"É desumano o que estão fazendo com o Mauro Naves."

A tortura acabou.

Mauro foi demitido.

Para não ficar pior, a Globo diz ter havido um 'acordo'.

A verdade é uma só.

A emissora perdeu seu principal repórter esportivo...