Economia

Programa Contribuinte Arretado oferece oportunidade de regularização de débitos

Iniciativa visa orientar empresas alagoanas a utilizar os benefícios da denúncia espontânea para regularização de pendências

Por Agência Alagoas 06/07/2019 11h11
Programa Contribuinte Arretado oferece oportunidade de regularização de débitos
A Secretaria da Fazenda continuará fazendo contato com os contribuintes por meio de ligações telefônicas - Foto: Agência Alagoas

O incentivo à Regularização de Débitos Tributários é mais uma ação do programa Contribuinte Arretado, que tem por objetivo estimular a adimplência junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL). Durante o período em que a iniciativa foi realizada, houve uma arrecadação de R$ 1,4 milhão, regularizando aproximadamente 30% dos contribuintes selecionados.

Para a primeira etapa foram selecionadas empresas que apresentavam impostos em atraso referentes ao ICMS e Fecoep Antecipado. O contato foi feito com contribuintes e contadores, por ligação telefônica, informando sobre as pendências identificadas e orientando a respeito dos procedimentos que deveriam ser adotados para regularização.

“Essa primeira ação resultou na regularização direta de cerca de 550 das empresas selecionadas, considerando os efeitos indiretos da ação a arrecadação atinge a expressiva marca de R$ 3,6 milhões. Temos o planejamento de dar continuidade a esta iniciativa, abrangendo outros débitos de ICMS (DIFAL, ICMS Normal e de Substituição Tributária), além de impostos como o ITCD e IPVA,”, explica o gerente de Arrecadação e Crédito Tributário, Ascânio Breda.

Vale frisar que a Secretaria da Fazenda continuará fazendo contato por ligações telefônicas, visando comunicar pendências e orientar quanto à regularização. Dúvidas sobre origem da ligação podem ser esclarecidas no call center 0800 284 1060.