Política

Renan Filho debate com presidente do Senado inclusão de Estados na Previdência

Encontro acontece às vésperas da leitura do relatório no Congresso Nacional

Por Maurício Silva 02/07/2019 15h03
Renan Filho debate com presidente do Senado inclusão de Estados na Previdência
Encontro político ocorreu em Brasília - Foto: Reprodução / Twitter

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), se reuniu nesta terça-feira (2), em Brasília-DF, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e com outros governadores para debater a inclusão dos Estados na reforma da Previdência. O encontro aconteceu pouco antes da leitura do relatório no Congresso Nacional.

Renan Filho também esteve na segunda-feira (01) com Alcolumbre e outros governadores para tratar do mesmo tema: a inclusão dos Estados na reforma da Previdência. Governadores do Sul e Sudeste já deram total apoio à inclusão, mas alguns gestores do Nordeste como Flávio Dino, do PCdoB do Maranhão, e o da Bahia, Rui Costa (PT) se mostraram totalmente contra a proposta, porém, esses dois não participam do encontro.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, postou no Twitter sobre o encontro de hoje e disse pretende definir a inclusão dos Estados na reforma da Previdência. Ele disse que o diálogo é o meio mais eficiente para que se chegue a uma solução.

O governador de Alagoas ainda não se pronunciou nas redes sociais sobre os debates na capital federal com o presidente do Congresso Nacional e com os governadores de outros Estados. Renan Filho já se mostrou contrário a proposta do governo federal que trata de temas com a aposentadoria rural e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele já declarou que apoia a reforma, mas que esses dois temas precisam ser alterados.

A previsão é que a leitura do relatório da proposta será feita ainda na tarde desta terça-feira na comissão que trata da reforma da Previdência no Congresso Nacional. O relator do texto, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), já acenou hoje que Estados e municípios não devem ser incluídos na complementação do relatório e a medida deve ser decidida apenas no Plenário.