Política

Para apurar prejuízo com 14 mil obras paralisadas, Marx integra Comissão da Câmara

A Comissão deve começar seus trabalhos nos próximos dias na Câmara dos Deputados

Por Assessoria 28/06/2019 16h04
Para apurar prejuízo com 14 mil obras paralisadas, Marx integra Comissão da Câmara
Para apurar prejuízo com 14 mil obras paralisadas, Marx integra Comissão da Câmara - Foto: Assessoria

O tema obras paralisadas e inacabadas preocupa a sociedade e os órgãos de controle. Tornar transparente os motivos das suspensões dessas obras para a população é uma obrigatoriedade. Segundo mapeamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), há atualmente mais de 14 mil obras financiadas com recursos federais que estão paralisadas no país, representando um investimento de R$ 144 bilhões. 

Para apurar este prejuízo aos cofres públicos, buscar a conclusão dos serviços e a responsabilização de culpados pelo desperdício de dinheiro público, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) integra como membro titular a recém formada Comissão Externa das Obras Inacabadas. A Comissão deve começar seus trabalhos nos próximos dias na Câmara dos Deputados.

“Queremos saber o porquê de estas obras não terem sido concluídas. Porém, mais que isso, queremos debater meios para retomá-las e mecanismos para punir os gestores responsáveis por esta má aplicação de recursos públicos. O tema é muito importante e na Comissão de Educação da Câmara eu já havia proposto um mapeamento nas obras paralisadas no campo da educação, como escolas e creches, por exemplo”, afirmou ao 7 Segundos o deputado Marx Beltrão.

Das 14 mil obras paralisadas no país, 2.292 são do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento (dados de fevereiro de 2018), que totalizam R$ 127 bilhões. Entre as obras do PAC, as paralisações estão espalhadas por vários setores: obras de saneamento; creches; unidades básicas de saúde; mobilidade urbana; rodovias; ferrovias; energia elétrica; petróleo, gás, entre outras áreas.