Brasil

Polícia libera caseiro que matou vizinha por causa de bolo em SP

Irmã de vítima afirma que, antes de matar dona de casa, caseiro fez sinal de arma com a mão

Por R7 21/06/2019 21h09
Polícia libera caseiro que matou vizinha por causa de bolo em SP
Vanderleia foi morta com três tiros - Foto: Reprodução/Internet

O caseiro apontado como responsável pela morte da dona de casa Vanderleia Inácio dos Santos, 25 anos, no último sábado (15), em Sete Barras (a cerca de 200 km de São Paulo), prestou depoimento na Polícia Civil do município três dias depois do crime. Como havia passado o prazo para a prisão em flagrante, ele foi liberado.

O caseiro é suspeito de ter matado Vanderleia com três tiros durante uma festa junina da vizinhança, feita em um bar no bairro Laranjeiras, conhecido como Onça Parda.

Ao contrário do que foi informado inicialmente, ela não foi morta por ter levado doce em vez de salgado. Segundo familiares da dona de casa, a festa tinha muitas crianças e o crime aconteceu após uma discussão por um pedaço de bolo.

Valderleia foi morta na frente dos quatro filhos, com idades entre 10 meses e 8 anos. Segundo uma irmã da vítima (que pediu para ficar no anonimato por temer represálias), antes mesmo da discussão, o caseiro já estava nervoso na festa porque “tem muito ciúmes da mulher dele”.

Conforme a irmã, a vítima e a esposa do suspeito têm muita amizade e isso o deixava furioso. “Ela [Vanderleia] ofereceu bolo para mulher dele, e ele disse que o bolo estava uma m***. Minha irmã não gostou do jeito que ele falou e começaram a discutir”, conta.

Antes de cometer o crime, o caseiro teria se levantado para bater em Vanderleia. No entanto, os outros presentes na festa impediram. A irmã da vítima afirma que tentou apaziguar a briga porque já tinha percebido que ele estava armado. “Enquanto discutia, ele mexia muito na cintura”, diz.

A discussão durou cerca de cinco minutos, até que ele se levantou para ir embora. Enquanto saia da festa, a irmã da vítima conta que ele fez sinal de arma com a mão. A vítima teria ido atrás dele, em direção ao carro que ele estava. Antes de chegaram no veículo, o caseiro atirou na dona de casa.

Vanderleia deixa quatro filhos: de 8, 6 e 3 anos e um de 10 meses que ainda está no processo de amamentação materna. As crianças estão na casa da avó e, segundo a tia, estão traumatizadas por ter visto o crime.

A irmã da vítima conta que a família está com medo, pois o caseiro segue desaparecido. "Antes de ir para delegacia, achamos que ele ficou escondido no mato, agora não dá para saber onde está", conta.

Ainda de acordo com a irmã, o caseiro mora no município há pouco tempo. Recentemente ele se casou com a mulher que é amiga da vítima e os dois foram morar em uma fazenda, onde ele trabalha.

Procurada pela reportagem, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) disse que o caso foi registrado como homicídio qualificado na delegacia do município, e que a Polícia Civil apura o caso.