Geral

Festas juninas requerem atenção; veja dicas dos Bombeiros e PM de Alagoas

Polícia Militar traçou planejamento operacional para reforçar o policiamento nos locais de festas e no feriado

Por Agência Alagoas 21/06/2019 08h08
Festas juninas requerem atenção; veja dicas dos Bombeiros e PM de Alagoas
Delegacia Interativa é alternativa para população registrar queixa de roubo ou furtos - Foto: Agência Alagoas

Visando à tranquilidade da população na época dos festejos juninos, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), que reforçou o policiamento nos locais de festa, alerta para a necessidade de se tomar alguns cuidados tanto para prevenir acidentes, quanto para evitar roubos e furtos. Entre as precauções recomendadas estão evitar portar altos valores em dinheiro, objetos de valor ou cartões de crédito. É recomendável também levar cópia autenticada de identidade ou outro documento com foto para evitar perda do documento original. 

A SSP ainda orienta a evitar andar sozinho, principalmente em locais com pouca iluminação e pouca movimentação, a não aceitar bebida de desconhecidos e, se for de veículo para festa, procurar estacioná-lo em local claro e seguro. “O principal problema com o estacionamento é o risco de arrombamento ou assalto na hora de retirar o veículo, por isso é importante que as pessoas procurem parar em um local movimentado e bem iluminado. E para quem pretende aproveitar os festejos e utilizar o transporte público, vamos continuar fazendo as abordagens aos coletivos para evitar esse tipo de roubo”, destacou o capitão da Polícia Militar Hiraque Agnnes, do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Quem for vítima de furto ou tiver os documentos e objetos extraviados ou perdidos, pode registrar, consultar e imprimir um Boletim de Ocorrência (BO) através da Delegacia Interativa (http://www.delegaciainterativa.al.gov.br/) ou se dirigir até uma delegacia.

Segundo Agnnes, os cuidados são fundamentais para que a população tenha um São João tranquilo. “Nós firmamos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com todas as ações que devem ser adotadas pela polícia durante os festejos juninos, mas é importante que a população também tenha cautela. São 86 eventos somente em Maceió, e 34 deles em único dia, então é preciso que a polícia, os organizadores dos eventos e a população sigam algumas orientações”, afirmou.

A Polícia Militar reforçará o policiamento nos arraiais e palhoções, nos concursos de coco de roda e quadrilhas juninas, bem como em áreas onde haverá apresentações artísticas. Em alguns municípios onde não haverá shows durante o período, como é o caso de Paripueira, o policiamento também terá reforço em virtude do feriado de Corpus Christi, neste dia 20.

Outro ponto de atenção é a ingestão de bebidas alcoólicas. “Conversamos com os organizadores dos eventos para ressaltar a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores e também da comercialização em garrafas de vidro, porque as pessoas podem quebrar e usar como arma, causando acidentes. Além disso, tem a questão de beber e dirigir, então vamos intensificar ainda mais as ações da Operação Lei Seca para garantir um trânsito seguro”, disse.

Cuidados com fogos - O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas destaca alguns cuidados necessários para evitar acidentes durante as festas. Os fogos de artifícios apresentam perigos variados e é importante que os pais de crianças ou responsáveis acompanhem e conduzam o uso dos fogos de artifício conforme as orientações fornecidas pelo fabricante, além de adotarem outros procedimentos de segurança.

É recomendado comprar fogos de artifício com embalagens adequadas, que indiquem a procedência do produto, com dados de fabricação e transporte. O major do CBMAL Valdomiro Cavalcante lembra que há uma quantidade limitada de artefatos pirotécnico por caixa e que é importante ficar atento às orientações de manuseio e soltura dos fogos.

Nos locais onde é permitida a venda de fogos, é exigido um mínimo de equipamentos de combate a princípios de incêndio. Em Maceió, os locais autorizados para venda estão distribuídos no Centro, próximo a Lojas Americanas, no Barro Duro, nas Avenidas Juca Sampaio e Márcio Canuto, no Tabuleiro, na Avenida Durval de Góes Monteiro, na Avenida Maceió, e no bairro da Serraria na Avenida Menino Marcelo. 

Em casos de queimaduras, os bombeiros recomendam lavar o local afetado com água corrente e, em seguida, procurar atendimento médico. Algumas orientações populares, como colocar margarina, gelo ou água gelada não auxiliam no processo de melhora e podem, inclusive, atrapalhar a recuperação do ferimento.

Soltar balões pode ter beleza, mas causa prejuízos, incêndios e pode até matar. Vale lembrar que fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime com pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.