Brasil

Prefeito de Camaragibe-PE é preso em operação da Polícia Civil

Demóstenes Meira e mais quatro pessoas tiveram as prisões decretadas pela justiça

Por 7Segundos, com Agências 20/06/2019 08h08
Prefeito de Camaragibe-PE é preso em operação da Polícia Civil
Prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, é preso nesta quinta-feira (20) - Foto: Reprodução

O prefeito do município de Camaragibe, interior de Pernambuco, Demóstenes Meira, foi preso no início da manhã desta quinta-feira (20). Ele e mais quatro pessoas são alvo de uma operação realizada pela Polícia Civil.  Mandados de prisão foram solicitados pelo Departamento de Repressão Contra o Crime Organizado (Draco) e expedidos pela Justiça.

Demóstenes Meira foi preso e afastado das funções públicas na segunda fase da operação Harpalo. Também foram presos os empresários Severino Ramos da Silva e Carlos Augusto, as esposas deles, Luciana Maria da Silva e Joelma Soares, respectivamente. Todos os presos estão sendo conduzidos à sede do Draco.

O objetivo é prender integrantes de organizações criminosas suspeitas de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As investigações iniciaram em dezembro do ano passado.

Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No total, 40 policiais vivis, estão participando da  operação nesta quinta (20), que está sob coordenação da Diresp e supervisão da Chefia de Polícia.

Harpalo I

Em 26 de março, a primeira parte da operação afastou o secretário de Serviços Públicos e Infraestrutura de Camaragibe, Silvano Queiroz. Durante as ações, o prédio da Prefeitura Municipal foi cercado por policiais.

Na época, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, duas suspensões de atividades empresariais e dois mandados de medida protetiva também foram cumpridos.

Durante a execução dos mandados, além do afastamento do secretário envolvido na prática dos crimes que caracterizam a operação, foram apreendidos computadores, documentos, um automóvel BWM e outros carros de luxo.