Meio ambiente

1ª Estação de biotecnologia de esgotos do Brasil funcionará em Milagres

Equipamento funcionará a partir desta sexta-feira

Por Assessoria 06/06/2019 15h03
1ª Estação de biotecnologia de esgotos do Brasil funcionará em Milagres
1ª Estação de biotecnologia de esgotos do Brasil passa a funcionar em Milagres - Foto: Assessoria

Exatamente ao meio dia dessa sexta-feira, dia 7 de junho, dia do aniversário de 59 anos do município, São Miguel dos Milagres já terá em funcionamento a primeira estação de biotecnologia para tratamentos de efluentes do Brasil. A estação, que já serviu de modelo para estudantes da UNIT e que chegou a cidade na semana passada, será acionada pelo prefeito Rubens Ataíde para atender as primeiras 30 residências da Rua Lamenha Couto, no centro da cidade, beneficiando um total de 120 pessoas. Assim, São Miguel passa a ser o primeiro município do Brasil a implantar um projeto futurístico para tratamento de esgotos urbanos.

O projeto piloto, aprovado pelo trade turístico e pela comunidade, servirá de modelo para que num futuro próximo toda a área urbana possa ser contemplada com as estações, que é 100% ecológica e que permite, inclusive, o uso de placas solares para movimentar o motor de sucção das águas sujas para dentro da estação, onde estão instaladas as nano membranas. A parceria entre a empresa responsável, a Essencial, e a Prefeitura, é no sistema de comodato através de um acordo de cooperação técnica para instalação de uma planta piloto, até que o município possa fazer a aquisição total da estação.

O prefeito Rubens Ataíde, um dos mais entusiastas com a estação afirmou que São Miguel quer ser exemplo, adotando uma postura correta em relação ao saneamento. ´´Nosso município recebe cada vez mais investimentos turísticos, com pousadas de charme e até projetos de redes de hotéis que querem se instalar por aqui. O turista procura praias bonitas e pousadas chiques, mas quer também um munício organizado, com coleta de lixo e saneamento básico. Então vamos servir de piloto e testar essa tecnologia em uma rua da cidade para ver o resultado. Quem sabe no futuro outras partes da cidade poderão ser atendidas´´, explicou o prefeito.

O diretor de obras do município, Kenny Wilson, responsável pela ação que resultou na ida da estação, acredita ser o primeiro passo para sanar todo o município das indesejáveis línguas negras das cidades. ´´Essa biotecnologia, que utiliza membranas nano-cerâmica, pode ser usada em qualquer cidade, não importa a população, pois tem sua aplicação no tratamento de esgoto doméstico, bem como propicia a coleta e o tratamento do esgoto em áreas de difícil acesso´´.

O professor Marcius Omena, engenheiro sanitarista e ambiental, consultor e professor do Centro Universitário Tiradentes, responsável pela entrada no Brasil da BioGill, empresa de tecnologia australiana, explica que ´´aplicando a Biogill neste projeto vamos ter quase que imediatamente os seguintes benefícios: tratamento eficaz do material biológico (fezes e urina), tratamento de óleos e graxas, baixo custo de energia elétrica, baixo custo de operação, baixo nível de odor, compatibilidade com uso de energia solar e grande possibilidade de reuso da água de caráter não potável´´.

O empresário José Veloso, proprietário do restaurante Manzuá, membro da AMITUS (Associação Milagrense de Turismo Sustentável), acredita ser o primeiro e importante passo para divulgar São Miguel dos Milagres, muito além das belezas naturais. ´´Qualquer projeto de saneamento básico é bem vindo. O turista procura ser informar sobre esses projetos. Agora vamos poder falar, que além de praias, piscinas, pousadas e gastronomia, São Miguel dos Milagres também desponta como pioneiro na instalação de uma estação de biotecnologia para tratamentos de esgotos´´.