Geral

Jovem sofre mal súbito após ingestão de suplementos em Maragogi

Mulher foi encaminhada para a UPA Santo Antônio

Por Maurício Silva 30/05/2019 11h11
Jovem sofre mal súbito após ingestão de suplementos em Maragogi
Bombeiros encaminharam a vítima para a UPA Santo Antônio - Foto: Isac Silva/7Segundos

Uma jovem de 24 anos de idade sofreu um mal súbito após ingestão inadequada de suplementos no município de Maragogi, na região Norte de Alagoas. O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (29), na região central da cidade litorânea.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado para a ocorrência na cidade turística e a jovem foi atendida.  Os militares decidiram encaminhar a mulher para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, no Patum, região central de Maragogi. O suplemento usado não foi informado.

A nutricionista Melcleane Melo recomenda que antes da ingestão de suplementos, é necessário procurar orientação profissional. “A recomendação varia de acordo com o percentual de gordura e massa muscular de cada um. E é adequado na dieta se o paciente precisar. Suplemento é usado como uma estratégia (recurso ergogênico), mas muitas pessoas usam sem prescrição e de marcas que não são confiáveis”, frisou.

Melcleane Melo acrescenta. “Suplemento é alimentado, não medicamento. E pode ser usado sim, trazendo benefícios a saúde desde que usado com  prescrição e na quantidade adequada. Principalmente whey, creatina, que são os mais usados. Já os termogênicos (emagrecedores) tem que ter um cuidado maior , com a composição”, informou.

Os personais trainer′s esclarecem que suplementos pré-treino têm, na sua maioria, como base a cafeína, anfetaminas e seus derivados. Esse fato realmente deixa o praticante de atividade física com mais energia para malhar, mas por outro lado, essa ingestão pode vir seguida de tremores, sudorese excessiva, tontura, taquicardia, aumento da pressão arterial, insuficiência renal, problemas cardíacos e, até mesmo, um mal súbito.