Educação

Alunos de Matriz de Camaragibe protestam e exigem melhorias na rede municipal

Manifestação foi feita na Secretaria Municipal de Educação

Por Maurício Silva 24/05/2019 08h08
Alunos de Matriz de Camaragibe protestam e exigem melhorias na rede municipal
Alunos de Matriz de Camaragibe protestam e exigem melhorias na rede municipal - Foto: Divulgação

Os alunos da rede municipal de Matriz de Camaragibe, na região Norte de Alagoas, estão indignados com a atual situação no assentamento Santa Cruz, zona rural do município. Eles fizeram um protesto essa semana na Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes protestavam aos gritos de: “Alunos reunidos jamais serão vencidos! Queremos nossos direitos!”.

Os jovens e adolescentes não se conformam com a atual situação no assentamento Santa Cruz e temem que as más condições das estradas acabem prejudicando o calendário escolar. Eles temem ainda que o desempenho escolar fique prejudicado por conta dos inúmeros problemas existentes na comunidade.

Esta semana os alunos não aguentaram mais a situação e foram fazer uma manifestação na porta da Secretaria Municipal de Educação, no Centro da cidade. Os estudantes trouxeram cartazes e gritavam palavras de ordem por conta da péssima situação das estradas vicinais e de outros problemas relacionados à educação.

Os alunos também exigem que a Prefeitura de Matriz de Camaragibe coloque mais um ônibus para os estudantes. De acordo com eles, anteriormente o governo municipal disponibilizava dois veículos e agora passou a ser apenas um ônibus. Os jovens e adolescentes dizem que há uma superlotação no veículo e várias pessoas ficam em pé, arriscando a vida no ônibus lotado.

Os estudantes também reclamam do prédio da escola na comunidade. O antigo prédio está desativado há cerca de três anos e atualmente os alunos estudam em uma casa. Eles querem uma providência também para essa reinvindicação.   

A Prefeitura de Matriz de Camaragibe enviou uma nota sobre o problema. Confira na íntegra:

A Secretária de Educação Teresa Cristina informou que os alunos participantes deste ato foram recebidos na Secretaria de Educação assim que chegaram ao local. As reivindicações dos participantes foram atentamente ouvidas pela equipe técnica da Secretaria de Educação, bem como sugestões para melhorias. O problema deu-se devido a situação dificultosa das estradas vicinais que estão impossibilitadas de receber o veículo escolar, devido às fortes chuvas; a situação com o transporte escolar está normalizada, no entanto, o problema consiste no acesso à zona rural. O Prefeito Anderson e o Secretário de Infraestutura Otávio foram acionados rapidamente por parte da responsável pela educação e prontamente se disponibilizaram para verificar e normalizar com agilidade essa situação. Vale salientar que no inverno as fortes chuvas acabam dificultando o tráfego nas estradas vicinais não apenas em Matriz, mas em toda a zona rural dos municípios circunvizinhos. No entanto, no município de Matriz de Camaragibe, os alunos de forma alguma serão penalizados ou terão qualquer perda no calendário escolar.