Cultura

Escritor visita Porto Calvo e doa livros à Biblioteca Pública

Visita foi feita nesta quinta-feira

Por Maurício Silva 16/05/2019 15h03
Escritor visita Porto Calvo e doa livros à Biblioteca Pública
Escritor visita Porto Calvo e doa livros à Biblioteca Pública - Foto: 7Segundos

O escritor Joilson Albuquerque de Gusmão, de 73 anos de idade, voltou à sua terra natal. Ele visitou a histórica cidade de Porto Calvo nesta quinta-feira (16) e doou oito obras à Biblioteca Pública Municipal. O autor visitou pontos históricos da cidade como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e o Espaço Cultural Guedes de Miranda.

Joilson Albuquerque de Gusmão nasceu na Rua Miguel Omena (Rua do Balanço) e morou na histórica cidade da região Norte de Alagoas até os cinco anos de idade, quando mudou-se para Jacuípe, onde viveu até os 14 anos, e partiu para Brasília-DF.

Autor de livros como: “Coração Tatuado”, “Mamãe, deletaram a vovó”, “Silêncio Inquieto”, “Segredos da Profissão”, “Cinzas de Alfazema  [em ebook: Uma garota chamada zé]”, entre tantos outras obras. Ele escreve também micronarrativas, poesias e clássicos infanto-juvenis.

O escritor, que também é publicitário e roteirista de cinema, contou que está passeando em Alagoas e resolveu visitar a terra natal. “Minha esposa fez questão que eu voltasse a Porto Calvo. É uma visita de emoção, de sentimento, de retorno à origem”, disse. Ele também visita a região da Costa dos Corais e a região metropolitana de Maceió.

O portocalvense vive há 59 anos na capital federal e a última vez que tinha vindo à Terra de Calabar foi na década de 90, do século 20. Ele contou que a época teve um grande arrepio quando voltou à cidade histórica. Desta vez disse que ficou decepcionado por não entrar no prédio da 10ª Gerência Regional de Educação (10ª Gere) por conta da bermuda. Joilson Albuquerque de Gusmão também assina como Joilson Porto Calvo e Mingo Schiavo.