Turismo

Presidente do Iphan afirma que Fortim Bass é de projeção mundial

Administração do forte do Período Holandês foi entregue ao município

Por Assessoria 15/05/2019 18h06
Presidente do Iphan afirma que Fortim Bass é de projeção mundial
Presidente do Iphan afirma que Fortim Bass é de projeção mundial - Foto: Assessoria

A administração do Fortim Bass foi entregue oficialmente ao município de Porto Calvo em solenidade realizada nesta quarta-feira (15) na histórica cidade histórica da região Norte de Alagoas. A presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bógea, afirmou que o forte do Período Holandês tem projeção mundial.

Kátia Bógea ficou encantada com o achado histórico em Porto Calvo. O Fortim Bass é o único exemplar de fortificação de terra, do século 17, que chegou íntegro aos dias atuais, pois se encontrava soterrado, ressurgindo através de pesquisa arqueológica. Ela disse também que há conversas adiantadas com a Embaixada Holandesa para promoção do local que fica na Ilha do Guedes, às margens do rio Manguaba.

A concorrida cerimônia em Porto Calvo contou também com representantes da Unesco, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e autoridades municipais, além de vários estudiosos. O prefeito David Pedrosa disse também que vai trabalhar em parceria com o Governo do Estado e Iphan para que o forte transforme o turismo cultural na região Norte de Alagoas.

A presidente Kátia Bógea ficou impressionada com o Fortim Bass. “A disputa pelo Novo Mundo está aqui... Esse forte é de projeção mundial. Isso vai ser um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo”, afirmou a presidente do Iphan. O órgão federal já destinou R$ 400 mil para a construção de uma ponte e também mostrou o projeto para o local que vai contar com restaurante, mirante e centro de informações.

O prefeito David Pedrosa disse que Porto Calvo só tem a ganhar. “Vamos trabalhar junto ao Governo do Estado e ao Iphan para que o turismo cultural avance em Porto Calvo. Temos uma joia rara aqui na nossa cidade e vamos cuidar com muito zelo e que isso também possa trazer desenvolvimento econômico para toda a região”, frisou.

Restauração

A restauração do Fortim Bass iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado iniciou em janeiro de 2019 e foi concluída agora em maio, sendo entregue ao município nesta quarta-feira (15).

O Fortim Bass

O Fortim Bass fica localizado na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba. De acordo com o Iphan, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.

No século 17 a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro. Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645, ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.

A revelação do fortim

A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas. A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.