Turismo

Iphan entrega Fortim Bass ao município de Porto Calvo no dia 15 de maio

Ministro da Cidadania, Osmar Terra, confirmou presença no evento

Por Assessoria 10/05/2019 11h11
Iphan entrega Fortim Bass ao município de Porto Calvo no dia 15 de maio
Iphan entrega Fortim Bass ao município de Porto Calvo no dia 15 de maio - Foto: Assessoria

O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) marcou para o dia 15 de maio de 2019 a entrega oficial do Fortim Bass à Prefeitura de Porto Calvo. O evento marcado para às 15h da tarde contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. A presidente nacional do órgão federal, Kátia Bógea também confirmou que estará na histórica cidade da região Norte de Alagoas. Autoridades estaduais e municipais estarão presentes.

O ato solene na Ilha do Guedes é um dos mais aguardados dos últimos anos em Alagoas. O forte localizado às margens do rio Manguaba. O Fortim Bass é o único exemplar de fortificação de terra, do Período Holandês, que chegou íntegro aos dias atuais, pois se encontrava soterrado, ressurgindo através de pesquisa arqueológica.

Historiadores, arqueólogos e estudiosos também estão sendo aguardados para o evento em Porto Calvo. O prefeito David Pedrosa vem enfatizando que o governo municipal cuidará com todo o zelo do patrimônio histórico e que será feito um projeto para que o local seja um ponto de atração turística.

A restauração do Fortim Bass iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado iniciou em janeiro de 2019 e será concluída agora em maio, sendo entregue ao município na próxima quarta-feira (15).

O superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, informou que após todas as etapas serem concluídas vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil.

O Fortim Bass

O Fortim Bass fica localizado na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba. De acordo com o Iphan, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.

No século XVII a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro. Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645 , ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.

A revelação do fortim

A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas. A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.