Cultura

Após cancelamento de shows, produtora vende ilustração e camisetas ‘Chicken Kennedys’

Banda Dead Kennedys cancelou apresentações no Brasil alegando que cartaz original não tinha sido aprovado

Por Estadão Conteúdo 04/05/2019 18h06
Após cancelamento de shows, produtora vende ilustração e camisetas ‘Chicken Kennedys’
Album censurado - Foto: Reprodução

A produtora EV7 Live publicou um comunicado na noite da última sexta-feira (3) em que dá a sua versão sobre o cancelamento dos shows da turnê da banda de punk americana Dead Kennedys que seriam realizados no Brasil em 2019.

“Tudo o que queríamos era que a banda arcasse com os custos de reembolso daqueles que compraram ingresso antecipadamente. Todos os nosso e-mails foram negligenciados”, informou a organizadora dos eventos em nota.

A produtora ainda publicou um print que alega ser de um e-mail que teria sido enviado por East Bay Ray, guitarrista da banda, aprovando a arte feita pelo ilustrador brasileiro Cristiano Suarez, que culminou no cancelamento das apresentações.

“Fizemos um acordo para continuar com os eventos na quarta-feira, dia 24, mas a banda rompeu este acordo de maneira unilateral na sexta, dia 26, anunciando o cancelamento dos shows”, prossegue o comunicado.

A produtora ainda fez insinuações sobre as atitudes tomadas pelo Dead Kennedys: “A banda decidiu não devolver o dinheiro dos fãs. Em sua própria nota de cancelamento, a banda disse que pretende doar parte do dinheiro dos fãs que compraram ingresso para ‘instituições de caridade’. Não informaram quais instituições nem qual valor. Todos sabem o nome disto.”

A empresa ainda afirma que venderá camisas com a polêmica arte substituindo o nome Dead Kennedys por Chicken Kennedys. “Atenção: Chicken Kennedys não possui relação alguma com nenhuma banda que você conhece e não infringe nenhum direito autoral ou propriedade intelectual”, afirmam na nota.

Por fim, são repassadas informações sobre reembolso para fãs que adquiriram ingressos para os shows que foram cancelados.

Confira abaixo a íntegra do posicionamento da produtora EV7 Live sobre o cancelamento dos shows da turnê do Dead Kennedys no Brasil:

Dead Kennedys
Diferente do afirmado pela produtora e pelo ilustrador, no fim de abril, o Dead Kennedys divulgou uma nota afirmando: “o cartaz foi divulgado pelo organizador dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não foi autorizado.”

Dias depois, o Dead Kennedys divulgou uma nota oficial informando o cancelamento dos shows. Confira a íntegra abaixo:

“Ok Pessoal; o promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados. Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e nós concordamos com a idea; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras. Nós faremos uma doação da porcentagem dos rendimentos que nos foram antecipados para uma instituição de caridade. – Dead Kennedys”.