Geral

Casa de Aurélio Buarque encontra-se abandonada no Passo de Camaragibe

Imóvel serve de morada para gatos de rua e amontoado de lixo

Por Maurício Silva 03/05/2019 10h10
Casa de Aurélio Buarque encontra-se abandonada no Passo de Camaragibe
Caso do mestre Aurélio Buarque (azul) se encontra abandonada no Passo de Camaragibe - Foto: 7Segundos

Aurélio Buarque de Holanda: o maior dicionarista do Brasil completaria 109 anos se estivesse vivo nesta sexta-feira (3). O filho ilustre da cidade do Passo de Camaragibe é um dos maiores nomes da língua portuguesa no país. Mas a residência onde nasceu o Pai da Palavra atualmente se encontra em total abandono.

Os moradores da cidade litorânea se orgulham do mais ilustre dos seus filhos, mas o abandono do imóvel incomoda a população do Passo de Camaragibe. Vizinhos ao imóvel afirmam que a casa está prestes a desabar e está servindo apenas como morada de gatos de rua. O lixo dentro do imóvel também preocupa os moradores. Sempre fechada com cadeado, a casa não recebe turistas para visitar o primeiro lar do mestre da língua portuguesa.

A casa localizada na Rua 13 de Maio é tombada como Patrimônio Cultural do Estado. O dicionarista viveu parte da sua vida no imóvel que atualmente se encontra-se jogada às traças. Moradores contam que as pessoas que moravam de lado da residência tiveram que se mudar com medo do risco iminente de desabamento do imóvel.

Aurélio Buarque de Holanda nasceu no dia 3 de maio de 1910 na cidade de Passo de Camaragibe e faleceu no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1989. Filho de Manuel Hermelindo Ferreira, comerciante, e de Maria Buarque Cavalcanti Ferreira, passou parte da infância em Porto das Pedras e também estudou em Porto Calvo. Trabalhou em Maceió e viveu grande parte da vida também no Rio de Janeiro, onde virou renomado escritor. Era ensaísta, filólogo e lexicógrafo.

A preocupação com a língua portuguesa, a paixão pelas palavras levou-o à imensa tarefa de elaborar o próprio dicionário, e esse trabalho lexicográfico ocupou-o durante muitos anos. Em 1975, saiu o Novo dicionário da língua portuguesa, conhecido por todos como o Dicionário Aurélio. Desde a sua publicação, Mestre Aurélio atendeu a muitos convites, no Brasil inteiro, para falar do Dicionário e dos mistérios e sutilezas da língua portuguesa, que ele enriqueceu de tantos brasileirismos, fazendo do brasileiro comum um consulente de dicionário e um usuário consciente do seu idioma. Pronunciou numerosas conferências, sobre assuntos literários e linguísticos, no México, Estados Unidos, Cuba, Guatemala e Venezuela.