Meio ambiente

Esgoto prejudica moradores e invade rio da APA Costa dos Corais de Maragogi

Água está invadindo as residências no Patum

Por Maurício Silva 26/04/2019 15h03
Esgoto prejudica moradores e invade rio da APA Costa dos Corais de Maragogi
Esgoto prejudica moradores e invade rio da APA Costa dos Corais de Maragogi - Foto: 7Segundos

As águas de um esgoto no Patum estão prejudicando os moradores da Rua Carol Wotila e invadindo o rio Maragogi, da APA Costa dos Corais, na cidade litorânea da região Norte de Alagoas. O problema se agravou nesta sexta-feira (26).

Os moradores dizem que o esgoto, que também está com coliformes fecais, pertence a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A Rua Carol Wotila praticamente ficou ilhada e para agravar a situação, Maragogi está sendo castigada pelas chuvas nos últimos dias.

Os moradores da rua, que fica logo no início da região central da cidade do litoral Norte de Alagoas, estão indignados com o problema que vem afetando a saúde pública dos residentes da localidade. Em julho de 2018, a mesma situação ocorreu na localidade. À época, A Prefeitura de Maragogi resolveu aplicar uma multa de R$ 200 mil a companhia.

A área do Rio Maragogi, que o esgoto está afetando, faz parte da APA Costa dos Corais e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) deve ser acionado e tomar as devidas providências. Alguns moradores dizem que já perderam diversos móveis e alimentos por causa do problema.

De acordo com moradores, esse problema é antigo e vem dando prejuízo a população local. As pessoas dizem que as crianças ficam mais vulneráveis e que estão adoecendo com frequência devido ao esgoto exposto na Rua Carol Wotila. Muitas pessoas estão cogitando deixar a localidade.

Secretaria de Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, afirmou que o governo municipal enviou técnicos há localidade e aguarda um laudo para tomar as devidas providências. Ele disse também que vai solicitar um laudo do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Casal

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa enviou as seguintes respostas:

Após verificação no local, técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) detectaram que a grande maioria do volume é realmente água de chuva, no entanto, existe uma pequena contribuição de esgoto, oriundo provavelmente de uma rede obstruída.

A equipe com o "caminhão misto" já está se deslocando para tentar desobstruir o ponto da rede e garantir o fluxo normal do efluente.

Em relação à inundação, vale frisar que ela foi causada pela água da chuva, não tendo, portanto,  relação com a Companhia.