Justiça

Turma do STJ confirma autorização para João de Deus deixar prisão

Decisão permite que médium seja internado por problemas de saúde relatados pela defesa

Por Veja 12/04/2019 09h09
Turma do STJ confirma autorização para João de Deus deixar prisão
João de Deus foi preso no 16 de dezembro do ano passado sob a acusação de violação sexual mediante fraude e de estupro de vulnerável - Foto: Divulgação

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, nesta quinta-feira 11, decisão do ministro Nefi Cordeiro que autorizou o médium João de Deusa deixar a prisão para ser internado no Instituto de Neurologia de Goiânia. A decisão foi proferida no mês passado.

O colegiado julgou um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão liminar do ministro, que, por unanimidade, foi referendada.

João de Deus foi preso no 16 de dezembro do ano passado sob a acusação de violação sexual mediante fraude e de estupro de vulnerável, crimes que teriam sido praticados contra centenas de mulheres na instituição em que atendia pessoas em busca de tratamento espiritual, em Abadiânia, Goiás.

O ministro atendeu a um pedido da defesa de João de Deus, que tem problemas de pressão arterial e um “aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura”, segundo os advogados.

Na decisão, Nefi Cordeiro entendeu que todo preso tem direito à dignidade e à saúde.