Viral

Jantar de Branco invade Cuba com piquenique francês e convidados americanos

ascido na França, este piquenique tornou-se um evento internacional, que hoje é organizado em 90 cidades

Por Isto É 07/04/2019 10h10
Jantar de Branco invade Cuba com piquenique francês e convidados americanos
Convidados do Jantar de Branco em Cuba no Hotel Nacional de Havana - Foto: AFP

Todo mundo de branco, o brilho do ambiente, o campanhe. Tudo isso encanta Kay Barns, que, como centenas de americanos, viajou para Cuba para participar no primeiro Jantar de Branco do país caribenho, um piquenique gigante de inspiração francesa.

Ignorando as tensões diplomáticas entre Havana e Washington, o evento aconteceu na noite de sábado nos jardins com vista para o mar do Hotel Nacional de Havana, um lugar emblemático visitado por Ava Gardner, Frank Sinatra ou Marlon Brando.

Como exige o protocolo, o lugar da festa foi mantido em segredo até o último minuto.

Trajes extravagantes, máscaras e chapéus de plumas foram resgatados dos armários para este jantar animados por uma orquestra, e em que participaram cerca de 500 pessoas, sendo 80% de americanos e cerca de 70 cubanos.

“Veja como é lindo, um mar de cores, um mar de nacionalidades, todos reunidos aqui em Cuba, que símbolo maravilhoso de unidade”, declarou Kay animadamente, usando uma coroa de plumas brancas.

Aos 43 anos, é quase uma profissional dos Jantares Brancos, depois de comparecer a 47 edições desse evento.

Nascido na França, este piquenique tornou-se um evento internacional, que hoje é organizado em 90 cidades, incluindo Nova York, Bangcoc e Sydney.

“O Jantar de Branco nasceu devido à falta de espaço no meu jardim”, lembrou o AFP François Pasquier, que viajou especialmente para a ilha para participar na festa.

Foi precisamente Pasquier quem, em 1988, teve a idéia de convidar seus amigos para um piquenique em Bois de Boulogne, periferia de Paris, com instruções para vestir-se de branco para que todos pudessem se encontrar facilmente. Ao longo dos anos, o número de convidados cresceu e assim como a fama do evento.

Mais tarde, foi seu filho Aymeric, também presente em Havana, que lançou a aventura internacional, primeiro em Montreal em 2009 e depois em Nova York em 2012.