Geral

Porto Calvo se despede do ex-prefeito Zaronir Ramalho

Sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal Santa Luzia

Por Maurício Silva 04/04/2019 17h05
Porto Calvo se despede do ex-prefeito Zaronir Ramalho
Cortejo fúnebre do ex-prefeito Zaronir Ramalho levou uma multidão às ruas de Porto Calvo - Foto: 7Segundos

Familiares, amigos e uma grande multidão de pessoas deram o adeus no fim da tarde desta quinta-feira (4) ao ex-prefeito de Porto Calvo, José Zaronir Ramalho de Freitas. O médico foi sepultado sob muita comoção no Cemitério Municipal Santa Luzia. O ex-gestor morreu na noite desta quarta-feira (3), na cidade de Recife-PE.

O corpo do ex-prefeito chegou à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, no Centro da cidade, às 11h da manhã de hoje e milhares de pessoas foram se despedir do médico. Amigos, parentes, políticos, crianças, jovens e idosos lamentaram a morte de Zaronir Ramalho. A missa de corpo presente foi celebrada às 15h e o cortejo fúnebre saiu pelas ruas da histórica cidade às 17h.

As lojas do comércio fecharam antes do cortejo fúnebre [que foi um dos maiores da história] passar pelas ruas. Em cima do caixão, uma bandeira de Porto Calvo foi colocada, simbolizando o amor que o médico tinha pela cidade. 

O atual prefeito David Pedrosa lamentou o falecimento e decretou três dias de luto oficial na cidade. O ex-prefeito era uma pessoa muito querida em Porto Calvo e deixa um grande legado em toda Alagoas e no Estado de Pernambuco. A Prefeitura de Porto Calvo e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) lamentaram a morte.

O ex-prefeito de Porto Calvo lutava contra um câncer e veio a falecer em decorrência dos problemas de saúde. Ele deixa a esposa Ana Ramalho, três filhos e netos. Zaronir Ramalho trabalhou no Hospital Municipal São Sebastião até o ano de 2017. Uma de suas obras mais importantes como prefeito foi a construção do Centro Comunitário Calabar.

Zaronir Ramalho administrou a Prefeitura de Porto Calvo durante 10 anos, em dois mandatos: 1977-1982 e 1989-1992. Como médico, atendeu por vários anos em Porto Calvo, Maragogi, São José da Coroa Grande-PE, entre outros municípios.

O ex-prefeito é natural da cidade de Coremas, interior da Paraíba, mas a pedido dele, será sepultado no Cemitério Municipal Santa Luzia, em Porto Calvo. Ele era irmão dos já falecidos ex-prefeito de Japaratinga, Celso Ramalho; e do ex-vereador por Porto Calvo, Almir Ramalho.