Política

Deputada Tereza Nelma abre processo seletivo para universitários

A ação é um reconhecimento da parlamentar sobre a importância da formação e participação política dos brasileiros

Por Assessoria 04/04/2019 14h02
Deputada Tereza Nelma abre processo seletivo para universitários
Deputada Tereza Nelma abre processo seletivo para universitários - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma abriu processo seletivo para os universitários que queiram participar do Estágio-Visita, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A ação é um reconhecimento da parlamentar sobre a importância da formação e participação política dos brasileiros, além de uma proposta para que os aprovados conheçam de perto o dia-a-dia de um deputado federal.

O Estágio-Visita tem duração de cinco dias, período em que os universitários acompanham os trabalhos no Plenário Ulysses Guimarães e nas comissões temáticas da Câmara. Cada deputado pode indicar até dois estagiários, anualmente. Os estagiários recebem hospedagem por meio de convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), alimentação nos dias úteis (café da manhã, almoço e jantar) e traslado para o trajeto hospedagem-Câmara dos Deputados-hospedagem.

“Sempre reconheci o valor da sociedade civil ser ativa e parte integrante do processo de tomada de decisões importantes do nosso país. É uma oportunidade única para quem quer conhecer de perto a atuação do Legislativo Brasileiro. Serão várias atividades que trarão conhecimentos teóricos e práticos, em especial, sobre a Câmara dos Deputados. Poder oferecer mais conhecimento a esses estudantes, contribuindo ainda mais para suas formações como cidadãos, me deixam realizada”, disse a deputada Tereza Nelma.

Para o critério de escolha dos dois vencedores, Tereza Nelma priorizou uma forma inovadora. Os interessados devem desenvolver uma redação com o tema: “Como incentivar as mulheres a participarem mais da política” e encaminhá-las para o e-mail: [email protected], junto com um telefone de contato, até o dia 12 de abril. O resultado está previsto para o dia 24 de abril.

Confira os critérios necessários para participar:

· Ser estudante universitário ou de pós-graduação (obrigatório o envio do comprovante de matrícula);

· Redação com no máximo duas laudas, enviada até o dia 12 de abril para o email: [email protected];

· As redações serão analisadas pela equipe da deputada Tereza Nelma na Câmara Federal;

· Serão escolhidas 2 (duas) pessoas que cumpram os critérios de participação e que, na avaliação da equipe, tenham a redação melhor alinhada com o tema proposto.

O que a Deputada Tereza Nelma e Câmara dos Deputados oferecem aos universitários:

· Passagem aérea Maceió-Brasília/ Brasília-Maceió

· Hospedagem: com início no domingo (a partir das 12h) e término no sábado (até 9h), em alojamento indicado pela Câmara dos Deputados, que geralmente é o da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).

· Alimentação: café da manhã, almoço, coffee break ou jantar, apenas nos dias úteis, não estando incluída alimentação após o almoço de sexta-feira. Nos demais dias, o participante deverá manter-se por conta própria.

· Traslado entre o alojamento e a Câmara dos Deputados durante a realização do Programa, para os participantes que ficarem hospedados às expensas da Câmara. O traslado do aeroporto/rodoviária para o alojamento e do alojamento para o aeroporto/rodoviária é de responsabilidade do estudante.

· Certificação: o Cefor emite um certificado de 40 horas aos participantes que estiverem presentes em 100% das atividades.

· A viagem está prevista para a primeira semana de julho de 2019. Clique aqui e veja o edital.