Religião

6º Batalhão da PM recebe passagem da 4ª estação da Via Sacra

Evento ocorreu na noite desta sexta-feira

Por Maurício Silva 30/03/2019 07h07
6º Batalhão da PM recebe passagem da 4ª estação da Via Sacra
6º Batalhão da PM recebe passagem da 4ª estação da Via Sacra - Foto: Cortesia

A sede do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), no município de Maragogi, na região Norte de Alagoas, foi palco da 4° estação da Via Sacra. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (29) e é promovido pela Igreja Católica, por meio da Paróquia de Santo Antônio.

O ato religioso reuniu dezenas de pessoas, entre civis e militares na sede do 6º BPM. O evento católico foi comandado pelo pároco Antônio Júnior e contou com o apoio do comandante do 6º BPM, major Santos.

As meditações da Via Sacra são baseadas nas tradicionais quatorze estações em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos Seus seguidores e devotos, é uma preparação na Igreja Católica nos quarenta dias que antecedem a quaresma, meditando as dores de Jesus até chegar ao Calvário.

Os fieis católicos em Maragogi estão celebrando o período quaresmal, a missa de Quarta-feira de Cinzas foi o marco inicial do período, que também é marcado pelo início da campanha da fraternidade na Igreja Católica.

Campanha da Fraternidade

Em 1964, em pleno desenvolvimento do Concílio Vaticano II, realizou-se a primeira Campanha da Fraternidade, em âmbito nacional, sob os cuidados da CNBB. Expressão de comunhão, conversão e partilha, a CF tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.

A cada ano, os bispos do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), acolhendo as sugestões vindas dos regionais da CNBB, das organizações eclesiais, escolhem um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos. A campanha da fraternidade 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).