Tecnologia

Celulares piratas serão bloqueados neste domingo em Alagoas

Medida também vai ser adotada em mais 14 Estados

Por 7Segundos, com Agências 22/03/2019 15h03
Celulares piratas serão bloqueados neste domingo em Alagoas
Celulares piratas serão bloqueados neste domingo em Alagoas - Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia neste domingo (24) o bloqueio de celulares irregulares em Alagoas que foram habilitados a partir do dia 7 de janeiro de 2019. A suspensão acontece também nas regiões Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá), Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia) e Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

A ação faz parte do programa Celular Legal da Anatel, que está na sua última fase. Na ação já foram bloqueados 244.217 em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de avisos para celulares irregulares até o momento.

O aparelho de celular irregular é aquele que não possui o selo da Anatel, que certifica e garante ao consumidor a compatibilidade do aparelho com as redes de telefonia celular brasileiras. O selo normalmente está localizado atrás da bateria ou no manual.

O bloqueio de aparelhos irregulares visa aumentar a segurança dos usuários e reduzir o número de roubos e furtos, para tentar diminuir a falsificação e clonagem dos IMEIs (número de identificação do aparelho).