Geral

Ocupantes deixam terreno de ex-prefeito de São Miguel dos Milagres

Desapropriação ocorreu nesta quinta-feira

Por Maurício Silva 21/03/2019 16h04
Ocupantes deixam terreno de ex-prefeito de São Miguel dos Milagres
Máquinas derrubam imóveis de ocupantes de terreno em São Miguel dos Milagres - Foto: 7Segundos

Os ocupantes do Movimento Social Liga Camponesa Nordeste tiveram que desocupar o terreno do ex-prefeito de São Miguel dos Milagres, Veraldino Apolinário dos Santos "Dino" e da esposa dele Josinete Maria da Silva Braga Apolinario "Josinete do Dino". A desapropriação do imóvel no município da região Norte ocorreu nesta quinta-feira (21).

A desapropriação do terreno que fica no povoado Porto da Rua, às margens da rodovia AL 101 Norte, na cidade litorânea, foi uma decisão tomada pelo juiz José Afrânio dos Santos Oliveira, da 29ª Vara da Cível da Capital-Conflitos Agrários. Os ocupantes deixaram o terreno no início da tarde desta quinta-feira.

De acordo com moradores de São Miguel dos Milagres, a maioria das pessoas, decidiu ir para o ginásio poliesportivo da Escola Municipal Afrânio Lajes, no povoado Porto da Rua. Máquinas foram usadas para derrubar as moradias construídas à base de barro na comunidade que fica na “Tabatinga”.

Entre ocupantes estão crianças, adolescentes e idosos. Polícia Militar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar também estiveram presentes no local. O mandado foi cumprido pelo oficial de justiça, Robert Cavalcanti.

O processo de ocupação por parte do Movimento Social Liga Camponesa Nordeste ocorre desde o ano de 2009. Eles invadiram o terreno particular e desde então estavam no local. Outra parte dos ocupantes também já tinha deixado uma área próxima também por decisão judicial em 2018. Esse outro terreno também pertence ao ex-prefeito Dino, de São Miguel dos Milagres.

O local em São Miguel dos Milagres ficou conhecido como “Assentamento Cabanos”. Com a saída de parte dos ocupantes no ano passado, muitos estão alojados na quadra poliesportiva da Escola Municipal Afrânio Salgado Lajes, no mesmo lugar para onde os que deixaram o local foram hoje. São cerca de 80 famílias que ocupavam o ginásio, agora o número deve aumentar consideravelmente.