Geral

Momo aparece em tela de celular e amedronta criança de Alagoas

Caso ocorreu na noite deste domingo

Por Maurício Silva 18/03/2019 15h03
Momo aparece em tela de celular e amedronta criança de Alagoas
Imagem da Momo interrompe exibição de vídeo infantil popular na internet - Foto: Reprodução

A Momo apareceu na tela do celular de uma criança de apenas seis anos no Estado de Alagoas. O caso ocorreu na noite deste domingo (17), quando a menina assistia no You Tube numa residência do bairro Ponta Verde, em Maceió. A personagem interrompe a exibição com mensagens assutadoras como o que uma criança deve fazer para se suicidar.

Os pais da pequena garota ficaram bastante preocupados quando a menina chamou a mãe para ver o que se passava na tela do celular e tratava-se da Momo. A criança estava assistindo a um vídeo de como fazer slime e de repente viu a boneca na tela e ficou com muito medo. Pai e mãe disseram que ela chorou bastante antes de dormir.

Jamerson Fernandes, pai da garota, disse que houve um comportamento diferente já nesta segunda-feira (18). “Hoje quando ela chegou da escola não queria que minha esposa abrisse a mochila dela, quando abriu estava o desenho nela”, contou.

O pai disse que atualmente agora está bem. “Ela está tranquila agora, ela mesmo que falou que não quer assistir sozinha. Era vídeo que sempre ela assistia, que era para aprender a fazer o slime. Sempre olhamos o que assiste, agora acompanhar mais de perto ainda e tirar ela do celular”, afirmou Jamerson Fernandes.

“Sempre orientamos ela que só poderia assistir algo de criança, talvez por isso quando ela viu algo diferente chamou minha esposa na hora, mesmo assim ainda ficou o trauma”, acrescentou o pai da menina. Jamerson Fernandes contou ainda que foi a primeira vez que a filha fez aquele tipo de desenho na escola.

A psicóloga Adriana Cristina dos Santos comentou que a atenção dos pais deve ser grande. “Tem que ter atenção a tudo que a criança faz, principalmente com o que assiste no celular. Não apenas crianças, mas também adolescentes, onde ocorrem os maiores casos de suicídios. Toda a atenção dos pais é necessária, até por conta da inocência das crianças”, enfatizou a psicóloga.

Adriana Cristina dos Santos disse que há diferenças com o Baleia Azul, mas que a atenção deve ser mantida. “A diferença para o Baleia Azul é aquele parecia algo inocente e se tornava algo mal aos poucos e esse Momo é mais impactante. O apoio e a atenção dos pais são fundamentais nesses casos. Atenção dos pais a menor sinal de mudança de comportamento. Crianças não sabem se defender emocionalmente e são mais vulneraveis a influências.”, frisou.

A Momo

A personagem, criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizou na internet no ano passado. Esse desafio envolvia roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão.