Turismo

Taxa de ocupação hoteleira no carnaval de Alagoas atinge a marca de 92%

Dados apontam para um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado

Por Agência Alagoas 01/03/2019 15h03
Taxa de ocupação hoteleira no carnaval de Alagoas atinge a marca de 92%
Com uma ocupação média de 40 mil turistas chegando a Alagoas, estima-se que o feriadão irá injetar R$ 90 milhões na economia - Foto: Agência Alagoas

O fortalecimento de Alagoas no setor do turismo tem surtido resultados efetivos. No carnaval de 2019 a taxa de ocupação hoteleira na grande Maceió chegou a 92%, um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2018. No sertão o número chega a 100%, evidenciando uma maior procura pela região do São Francisco. Ao todo, 13 voos extras chegarão em Alagoas durante o feriado. 

Com uma ocupação média de 40 mil turistas chegando em Alagoas, estima-se que o feriadão irá injetar R$ 90 milhões na economia, movimentando atividades dos trabalhadores do setor no turismo de lazer, gastronômico, aventura e cultural.

À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito comemora o crescimento anual na taxa de ocupação hoteleira “O aumento na taxa de ocupação está ligado ao trabalho que vem sendo desenvolvido em Alagoas em parceria com as companhias aéreas e o trade hoteleiro. No ano de 2018 tivemos um aumento de 3,3% comparados a 2017 nos embarques e desembarques, com mais de 2 milhões e 100 mil pessoas passando pelo Estado. Já estamos em negociações avançadas com duas das maiores empresas de aviação do País, buscando ampliar ainda mais nossa malha aérea, atraindo turistas e contribuindo na geração de emprego e renda para a população”, destacou Brito. 

O aumento nos números é resultado das políticas de fomento à melhora e expansão da malha aérea e setor hoteleiro em Alagoas, promovidas pelo Governo do Estado de Alagoas por meio da Sedetur. Medidas como a redução de impostos para a captação de voos e incentivos para construção de novos empreendimentos para a recepção de turistas são ferramentas que melhoram a qualidade do serviço ofertado aos visitantes. 

Serão mais de 36 cidades comemorando o feriado em todo o estado, contemplando as regiões metropolitana, lagoas e mares do sul, costa dos corais, agreste, sertão, quilombos e caminhos do São Francisco, a diversos públicos.

O potencial cultural atrai visitantes que desejam festejar nas cidades do interior, aproveitar o feriado para descansar e também usufruir das belezas naturais. O incentivo a atividades culturais e turísticas em todas as regiões existem em parceria com o Ministério do Turismo, que atua na regularização dos serviços prestados a turistas pelo Cadastur e na construção do Mapa do Turismo, que fomenta a atividade em pontos estratégicos do Estado.