Geral

[Vídeo] Alunos de escola pública de Maragogi reclamam de péssimas condições

Estudantes estão levando ventiladores para instituição; um aluno passou mal

Por Maurício Silva 22/02/2019 07h07
[Vídeo] Alunos de escola pública de Maragogi reclamam de péssimas condições
Alunos de escola pública de Maragogi reclamam de péssimas condições - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Atualizado às 9h18

Os estudantes de uma escola pública de Maragogi estão vivendo um drama: a instituição está cheia de problemas e os alunos estão sofrendo com a situação. Ar-condicionado quebrado, paredes mofadas e um calor infernal tomam conta das salas de aula na instituição localizada no município da região Norte de Alagoas. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que os problemas serão resolvidos até a semana que vem.

O problema ocorre na extensão da Escola Estadual Batista Acioli, localizada no Centro da cidade litorânea. Na última terça-feira (19), por conta das condições de uma das salas de aula, um aluno passou mal e teve que ser socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio. São três salas com aparelhos de ar-condicionado quebrados.

Revoltados com a situação, os estudantes do turno noturno gravaram um vídeo relatando a situação. “O que tá acontecendo nesta sala é uma vergonha. Olha o ar-condicionado: no 16 e não tá funcionando. A sala com a parede toda mofada. Isso é uma vergonha para uma sala de aula [sic]”, disse um aluno na gravação. Esse é o mesmo estudante que passou mal na terça-feira.

Os alunos prosseguem no vídeo. “Meu nome é Willian e eu vou dizer um negócio: não tem condições da gente estudar aqui não! Nem os professores aguentam dar aula aqui nessa sala”, disse outro estudante. Os jovens do turno noturno afirmam que estão trazendo ventiladores de casa por causa do insuportável calor que vem fazendo nos últimos dias.

Ainda ontem, técnicos foram até a instituição para fazer o conserto dos aparelhos de ar-condicionado. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação se pronunciou sobre o caso. Confira na íntegra:

NOTA

Todas as escolas da rede estadual recebem desde 2015 recursos para pequenos reparos, consertos e aquisição de equipamentos eletrônicos, por meio do programa Escola da Hora. É com esse recurso que a direção da escola solicitou o conserto dos ares-condicionados e também mandou instalar dois novos aparelhos. A previsão, segundo o diretor da escola, é que até a próxima semana, já esteja normalizado.

Confira o vídeo dos alunos: